04/07/2023 às 17h39min - Atualizada em 04/07/2023 às 17h39min

Bispo acolhe autoridades e destaca o serviço da Igreja na sociedade

Dom Edson Oriolo foi o anfitrião de um encontro entre autoridades do Poder Judiciário, Executivo, Legislativo e forças da Segurança Pública realizado nesta terça-feira, 04 de julho de 2023, no palácio episcopal, em Leopoldina (MG).

Em suas palavras de acolhida, o bispo destacou que a Diocese de Leopoldina tem abrangência em 34 municípios no sudeste das Minas Gerais, com suas 62 paróquias e centenas de comunidades eclesiais missionárias. E que neste contexto abrangente são realizadas inúmeras frentes de trabalho nas áreas sociais, educacionais, culturais, entre outras ações desenvolvidas por suas inúmeras pastorais e movimentos.

Dom Edson falou da importância do encontro e dos papéis desempenhados pelas respectivas autoridades e seus organismos diante os desafios da sociedade contemporânea, considerando que este momento representa uma maneira de estar em sintonia com algumas ações que visam formas colaborativas em promoção do bem comum. “Sempre tive essa preocupação, pois temos algo em comum à serviço do povo, a valorização da dignidade humana. O nosso povo necessita muito de nossa missão e do amor que desempenhamos os nossos trabalhos”, comentou.

O encontro também foi um momento de acolhida para algumas autoridades que recentemente assumiram cargos públicos em nossa região, como a juíza da Vara Criminal da Comarca de Leopoldina, Dra. Mônica Barbosa dos Santos; o delegado Regional de Polícia Civil de Leopoldina, Dr. Diêgo Candian Alves e do Major Marcus Vinícius de Almeida Castro, nomeado novo Comandante do 68º Batalhão da Polícia Militar de Leopoldina.

Estiveram presentes neste encontro o prefeito municipal de Leopoldina, o senhor Pedro Augusto Junqueira Ferraz, acompanhado da primeira dama, D. Márcia Ananias Junqueira Ferraz, além do vice-prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel e o chefe de gabinete, o senhor Carlos Odilon Morais; Representando o Poder Legislativo local, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Rodrigo Junqueira Reis Pimentel.

O Poder Judiciário esteve representado pela Dra. Mônica Barbosa dos Santos, juíza da Vara Criminal da Comarca de Leopoldina. Representando a Polícia Militar, o Major Marcus Vinícius de Almeida Castro, nomeado recentemente ser o comandante do 68º Batalhão da Polícia Militar de Leopoldina, esteve acompanhado do sargento Sidinei. O atual comandante, Tenente Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi, impossibilitado de estar presente, teve menção honrosa durante o evento. Recentemente foi transferido para Juiz de Fora e, em nossa região, prestou relevantes serviços, valorizando com grande entusiasmo as ações colaborativas entre as instituições, visando sempre o bem-estar social.

A Polícia Civil foi representada pelo Dr. Diêgo Candian Alves, que também assumiu o cargo de delegado regional, lotado na 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina. Ele esteve acompanhado da delegada Dra. Gisela Borges de Matos e do policial civil Hugo Garcia, que também é membro do Conselho Econômico da Catedral de São Sebastião.

Também marcou presença o presidente da Coopleste – Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais, o senhor Marcelo Junqueira Ferraz.

“Leopoldina está sendo pra mim uma cidade surpreendente. Mais uma vez pude perceber o acolhimento deste povo. Dom Edson Oriolo foi muito simpático, carinhoso e agradável, congregando pessoas da sociedade com a tônica da preocupação com outro. É muito bom saber que existem pessoas como ele que se preocupam com o cuidado com as pessoas”, comentou a Dra. Mônica Barbosa dos Santos, juíza da Vara Criminal da Comarca de Leopoldina.

Para o prefeito municipal de Leopoldina, o senhor Pedro Augusto Junqueira Ferraz, foi muito proveitoso este encontro, demonstrando o quanto é necessário estarmos unidos para que possamos ajudar o próximo. “Tivemos este almoço recepcionado pelo bispo. Com seus ensinamentos e sabedoria, nos mostrou caminhos para um trabalho em conjunto, com o objetivo de ajudar as pessoas, fazendo com que tenhamos uma convivência feliz na comunidade. Estou muito feliz”, comentou.

“Foi um momento histórico em que pudemos conversar sobre as nossas necessidades e intenções para melhorar ainda mais a nossa sociedade. Queremos dizer para a sociedade que viemos para trabalhar e estamos à disposição. A Igreja sempre será uma grande parceira da Polícia Civil, queremos trabalhar em conjunto com as obras sociais, pois, a Polícia Civil também é polícia cidadã”, comentou o Dr. Diêgo Candian Alves, delegado regional da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina.

O presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, o vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, comentou que foi uma oportunidade de todos dialogarem e buscar soluções para os problemas que afligem à população e, mais do que nunca, buscar uma melhor qualidade de vida e dignidade para as pessoas. Ele ressaltou que é muito importante o envolvimento da Igreja Católica e, portanto, agradeceu a dom Edson por este convite e oportunidade, de estarem reunidos pensando no melhor para a sociedade.

Para o Major Marcus Vinícius de Almeida Castro, subcomandante do 68º Batalhão da Polícia Militar de Leopoldina, a religiosidade é muito importante para estruturação da sociedade e do próprio ser humano. Ele agradeceu a receptividade do bispo diocesano e disse que a Polícia Militar está de portas abertas para o diálogo e parcerias.

O encontro com as autoridades constituídas vem dos primórdios da Diocese de Leopoldina. “Existem inúmeras fotografias que registram esses momentos de congraçamento entre a Igreja e a sociedade”, explicou o vice-chanceler do bispado, padre Fernando José de Freitas. Além do padre Fernando e do próprio bispo, as autoridades também foram acolhidas pelos monsenhores Antônio Luiz da Silva e José Carlos Ferreira Leite, além do diácono Maycon Zeni Gonçalves.

Fonte: Diocese de Leopoldina

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »