07/07/2023 às 18h40min - Atualizada em 07/07/2023 às 18h40min

Comenda Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues vai homenagear destaques na Saúde

Cada vereador poderá conceder duas comendas em cada legislatura e a honraria será entregue em sessão solene na Câmara Municipal de Leopoldina.

Com informações de Arnaldo Spindola Maximiano (*)
Dr José Ferraz Rodrigues (Foto: João Gabriel Baía Meneghite/Arquivo jornal Leopoldinense)
A Câmara Municipal de Leopoldina aprovou por unanimidade a criação da Comenda Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues, com o objetivo de homenagear pessoas que se destacaram e contribuíram com atos e ações relevantes na área da saúde do de Leopoldina. O projeto de resolução foi proposto pelo vereador Carlos André e aprovado em uma sessão ordinária em 4 de julho de 2023.

A comenda, que será cunhada em metal, será concedida a pessoas vivas, residentes ou não no município, que tenham prestado serviços relevantes à comunidade leopoldinense na área da saúde. A concessão da comenda será de iniciativa dos vereadores, requerendo um quórum qualificado de 2/3 dos votos para sua aprovação.

Cada vereador poderá apresentar até dois projetos concessivos da comenda em cada legislatura, e a honraria será entregue em uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal. Uma comissão especial será responsável por analisar os nomes propostos, seus currículos e suas ações na área de saúde.

O vereador justificou a iniciativa afirmando que o objetivo é homenagear as pessoas que se dedicam a ações e atividades relacionadas à proteção e orientação na área da saúde do município. O nome da comenda é uma homenagem (in memoriam) ao médico e vereador Dr. José Ferraz Rodrigues, que dedicou sua vida à saúde pública e sempre demonstrou cuidado e zelo pelos cidadãos leopoldinenses.

Dr. José Ferraz Rodrigues foi um renomado médico da Casa de Caridade Leopoldinense, tendo atuado como clínico geral, ginecologista e obstetra. Além de seu trabalho no hospital de Leopoldina, ele também atendia em seu consultório particular. Dr. José Ferraz dedicou sua carreira à saúde pública e foi incansável em seu trabalho no Pronto Socorro Municipal e na Maternidade, deixando um legado de trabalho, honra e amor ao cuidado do próximo.

Além de sua atuação na área médica, Dr. José Ferraz exerceu três mandatos como vereador de Leopoldina, nos períodos de 1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2017 a 2020. Em seu último mandato, ele se empenhou em melhorar a saúde no município e conscientizar a população sobre as funções do vereador. Ele também tinha atividades agropecuárias como produtor rural e possuía formação em Direito.

Infelizmente, Dr. José Ferraz Rodrigues faleceu aos 74 anos, em 4 de fevereiro de 2022, em Juiz de Fora, enquanto estava em tratamento para a Covid-19.

Com a criação da Comenda Vereador Dr. José Ferraz Rodrigues, a Câmara Municipal de Leopoldina busca reconhecer e homenagear pessoas que seguem os passos do homenageado, dedicando-se ao bem-estar e à saúde da comunidade leopoldinense.

(*) Câmara Municipal de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »