10/07/2023 às 08h45min - Atualizada em 10/07/2023 às 08h45min

Com a sinalização aumenta a cortesia na travessia de pedestres em Leopoldina

O ideal e correto é que as travessias sejam feitas em cima das faixas demarcadas com a indicação da existência da sinalização protetiva.

Luiz Otávio Meneghite
Respeito e segurança transmitida aos transeuntes. (Foto: Luciano Baía Meneghite)
A cortesia praticada por condutores de veículos em travessia de pedestres sinalizadas em Leopoldina tem muitos sinônimos podendo ser interpretada ao gosto de cada pessoa como por exemplo: gentileza, educação, cordialidade, delicadeza, respeito, urbanidade, civilidade, consideração, cuidado, atenção e muitos outros, mas principalmente a segurança que transmite aos transeuntes.

Ao longo de sua existência, lá se vão 20 anos, o Jornal Leopoldinense, para fazer jús ao slogan ‘A consciência crítica da cidade’, criado pelo saudoso jornalista José Barroso Junqueira, um de seus fundadores, vem cobrando ações das autoridades competentes com relação à segurança no trânsito de Leopoldina principalmente nas vias públicas mais movimentadas do centro urbano.

É visível o aumento da desmarcação adequada de tais equipamentos públicos e, consequentemente, o aumento da segurança para quem anda a pé pela cidade no momento de atravessar as ruas. O ideal e correto é que as travessias sejam feitas em cima das faixas demarcadas em locais pintados com a indicação da existência da sinalização protetiva.

O que se observa também é o crescimento diário do número de condutores que praticam a cortesia, sejam em motocicletas ou automóveis. Existe uma pendência relacionada às bicicletas que ultrapassam semáforos fechados e andam na contramão de direção e também nos passeios e praças, e assim cometem um grave erro, pois a bicicleta é considerada um veículo pelo CTB-Código de Trânsito Brasileiro e como tal deve obedecer às regras nele estabelecidas. Falta fiscalização!


Aumentou consideravelmente o número de travessias sinalizadas no centro  (Foto: PML)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »