21/07/2023 às 20h41min - Atualizada em 21/07/2023 às 20h41min

Centro de atendimento ao autismo de Leopoldina distribui cordão de girassol para usuários

Você já ouviu falar do “cordão de girassol”? Trata-se de uma faixa estampada com girassóis, que tem como objetivo identificar pessoas que tenham deficiências não visíveis, isto é, aquelas que podem não ser percebidas logo de cara, como o Transtorno Espectro Autismo (TEA), surdez e algumas deficiências intelectuais.

Nesta semana, o governo federal sancionou a lei que formaliza o uso nacional do cordão como identificação de pessoas com deficiências ocultas. A fita com desenhos de girassóis já é usada como símbolo para identificar essas pessoas em vários países e diversas cidades no Brasil. Agora, trata-se de um símbolo nacional.

A medida vai ajudar o dia a dia dessas pessoas, garantindo o suporte e respeito aos direitos de que necessitam, como atendimento prioritário ou em situações de emergência.

Em Leopoldina, a medida já está beneficiando os usuários do Centro de Atendimento ao Autismo. Através da assistente social leopoldinense Flávia Barbosa, que é residente em Juiz de Fora e fundadora do TEApoio JF, o TEAbraço Leopoldina recebeu uma doação de 55 cordões de girassol, que estão sendo distribuídos às crianças e adolescentes atendidas pelo serviço oferecido pela Prefeitura.

Apesar de representar um importante passo para a inclusão e conscientização, é importante ressaltar que o uso do cordão é opcional, já que o exercício aos direitos da pessoa com deficiência não depende da utilização do acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando requisitado por atendentes ou autoridades competentes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »