18/08/2023 às 18h42min - Atualizada em 18/08/2023 às 18h42min

Do projeto Pérola Negra para o mundo

Por Amaury da Silva Santos
Fotos: Divulgação PN
O dançarino e coreógrafo do Projeto Pérola Negra Kevin Carlos, já se encontra em Salvador - Bahia para mais uma apresentação como profissional de dança, desta feita em mais um grande palco de teatro nacional que é o palco do teatro Vila Velha.

Kevin estreou profissionalmente na dança no Cine Teatro Central de Juiz de Fora, no dia 11 de junho quando iniciou a Turner do Espetáculo Entre Passos de Amar do Projeto Girarte de Cataguases-MG.

Uma apresentação do Projeto Pérola Negra na Praça Felix Martins em comemoração ao aniversário da cidade em 2021, foi o pontapé inicial que colocou esse extraordinário dançarino dentro do Projeto Girarte.

“Iniciado em 2014, o Projeto GIRARTE tem como principal missão realizar atividades artísticas capazes de fomentar o diálogo entre comunidades, escolas, arte e educação. Uma de suas perspectivas é “usufruir da arte como ferramenta de desenvolvimento artístico profissional, construir espetáculos de grande porte e trabalhos diversos, para apreciação do público em geral, promovendo ampla interação artística, antenados em novas perspectivas e desenvolvimento da arte contemporânea, buscando projeção nacional e internacional de artistas do interior do Brasil.”

È exatamente esse momento vivido por Kevin que tem estimulado e fortalecido muito as ações no Projeto Pérola Negra, para que tenhamos em nosso elenco, mais dançarinos vivendo da arte que é dança.  Lembro como se fosse hoje, em uma das rodas de conversa que fazemos no Pérola, kevin falando do seu sonho em se tornar um profissional da dança ou melhor, que gostaria de viver e sustentar sua família fazendo o que mais gosta que é dançar.

Se profecia ou não, se cedo ou não, como bem um dia escreveu Paulo Coelho O universo conspirou a favor e o nosso menino está voando alto com a dança.

 Sobre o Espetáculo

“O Espetáculo mineiro “Entre passos de amar” propõe reflexão sobre o amor através da dança á várias formas de amar e de expressar o amor, seja com palavras ou com o corpo, guiam a narrativa do espetáculo “Entre passos de amar”, do Projeto Girarte, e seu grupo pesquisa artística de Minas Gerais que chega em Salvador para apresentação única aberta ao público, no Teatro Vila Velha, no dia 19 de agosto (sábado), às 19h.

O Espetáculo, que tem duração de 60 minutos, aborda a temática do amor em toda sua grandeza, complexidade, simplicidade, em toda sua forma filosófica, fisiológica, química e convida cada espectador a pensar na sua própria forma de amar. “A cada passo uma confusão na busca frustrante por uma definição do amor, a cada passo o que nos resta é aceitar que o amor não se define. Entre cada passo, no compasso do tempo que passa, diluímos nossas correntes racionais, seguimos por uma estrada de sentimentos e sensações, agregando a obra uma originalidade e sensibilidade única, que abre espaço para o espectador se identificar e vivenciar uma experiência maravilhosa, reflexionando sobre o amor em diferentes contextos e fases da vida”, explica Marcus Diego diretor do espetáculo.
 
No ritmo de uma trilha sonora original os compassos dialogam com os passos e coreografias, que têm o frescor da essência pessoal de cada artista intérprete. “Durante o processo de montagem do espetáculo trabalhamos com os sentimentos pessoais dos bailarinos, traduzindo em movimentos diferentes percepções do amor e do amar, desta forma agregamos preciosidades à construção cênica que transcendem questões técnicas e estéticas, foi a maneira que encontramos para conseguirmos alcançar reflexões sobre a presença e ausência do amor na humanidade”, completa Marcus Diego. “Entre Passos de Amar” estreou em 2020, através de plataforma de streaming como consequência da pandemia. Agora, em 2023, o espetáculo começou sua circulação nacional, já tendo passado por Juiz de Fora – MG, chegando a SALVADOR – BA.

A apresentação faz parte do Projeto Girarte de Minas Gerais que conta com patrocínio do Grupo Bauminas e CBA através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem como apoiadores a Fundação Bauminas, Instituto Votorantim, MIBA, Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o apoio institucional local é do Teatro Vila Velha e Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »