19/08/2023 às 15h44min - Atualizada em 19/08/2023 às 15h44min

IGR Serras e Cachoeiras tem 100 % dos municípios habilitados ICMS Turístico

Recurso atua como motivador de ações visando estimular programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável.

Cristiano Fófano (*)
Morro do Cruzeiro em Leopoldina (Foto: João Gabriel Baía Meneghite )
Uma grande conquista para a IGR Serras e Cachoeiras tendo 100 % de seus municípios associados com habilitação aprovada para recebimento de ICMS Turismo ano referência 2022, publicado no Diário Oficial Eletrônico.

Assim, o ICMS Turismo atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos governos estadual e federal.

Para se habilitar ao repasse, anualmente, o município deverá comprovar o cumprimento dos seguintes critérios obrigatórios:

- Participar do Programa de Regionalização do Turismo no estado de Minas Gerais;

- Ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo;

- Possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em regular funcionamento;

- Possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em regular funcionamento.

Além desses critérios obrigatórios, os municípios recebem uma pontuação extra, no caso de serem habilitados nos critérios patrimônio cultural e meio ambiente, também previstos no n.º 18.030/2009.

O percentual do ICMS Turismo a ser repassado para os municípios é definido com base no cálculo do índice de investimento em turismo do município e o somatório dos índices de investimento em turismo de todos os municípios habilitados a receber o incentivo (fórmula matemática estabelecida pela Lei nº 18.030/09).

Municípios associados a IGR Serras e Cachoeiras: Além Paraíba, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Guidoval, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande.

(*) Assessoria de Imprensa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »