23/08/2023 às 06h55min - Atualizada em 23/08/2023 às 06h55min

Jornal Leopoldinense impresso vai parar de circular após 20 anos de fundação

Em obediência a contratos pré-estabelecidos, ainda teremos as edições de setembro e outubro. Depois seguiremos somente no site: www.leopoldinense.com.br

Luiz Otávio Meneghite
Exatamente no dia 23 de agosto de 2003 foi fundado o Jornal Leopoldinense em sua versão impressa, sucedendo a Gazeta de Leopoldina até então dirigida por este jornalista, com o suporte do saudoso advogado, pesquisador e historiador José do Carmo Machado Rodrigues que cuidou da parte legal e do também saudoso e laureado jornalista José Barroso Junqueira com atuação reconhecida internacionalmente prestando serviços à ONU – Organização das Nações Unidas e em jornais do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi de  Barroso a criação do slogan adotado pelo Jornal Leopoldinense: ‘A consciência crítica da cidade’, levado tão a sério que lhe rendeu vários processos na Justiça.

O veículo de comunicação surgiu como fruto promissor e instrumento de uma nova postura editorial responsável, que representou uma tomada de posição por pessoas que se pretendiam capazes, construtivas, solidárias, livres e afinadas num mesmo ideal fraterno de serviço à nossa comunidade.

Por suas páginas desfilaram colunistas como Maria José Baia Meneghite, Luciano Baia Meneghite, João Gabriel Baia Meneghite, Edson Gomes Santos, Waldemar Pedro Antônio, Paulo Lucio Carteirinho, Plínio Fajardo Alvim, Nelson Vieira Filho, Nilza Cantoni, José Luiz Machado Rodrigues, Max Alan Matheus, Alair Ribeiro, Gino Ribas Meneghite Antônio Márcio Junqueira Lisboa, Xumbinho, Douglas Rodrigues Junqueira, José Gabriel Couto Viveiros Barbosa, Daniela Werneck Ladeira Reche, Sérgio Domingues França, Daniel Borges, Natânia Nogueira.

Em 06 de abril de 2009 surgiram a versão online hospedada no site www.leopoldinense.com.br , sendo o primeiro site noticioso de Leopoldina e  a versão radiofônica pelas ondas sonoras da Rádio Jornal AM de Leopoldina. O programa de rádio deixou de existir por motivos impublicáveis, mas a sua versão online tem alcançado leitores em todas as partes do mundo onde existem leopoldinenses ou alguém com ligações afetivas com Leopoldina.

O Jornal Leopoldinense sempre procurou primar pela qualidade de seus conteúdos e pela pontualidade, um diferencial que o  fez se tornar o jornal mais lido e mais vendido nas bancas de Leopoldina. O Leopoldinense é um jornal de circulação local, porém existem assinantes espalhados por todo Brasil, são centenas tanto em Leopoldina quanto fora da cidade. São leopoldinenses que moram fora e que matam a saudade de sua terra lendo o jornal, que é enviado pelos Correios para diversos estados além de sua versão em PDF para vários grupos de amigos pelas redes sociais principalmente o Facebook, por e-mail ou WhatsApp.

A sua periodicidade, que já foi quinzenal passou a ser mensal; em decorrência da pandemia da COVID-19 com a perda de anunciantes e assinantes. A pontualidade foi mantida e todo o dia 1º de cada mês ele é postado via Correios e disponibilizado nas bancas de jornais da cidade.

Infelizmente, sua trajetória na versão impressa está chegando ao fim pelo alto custo de manutenção atrelado a outros motivos. Em obediência a contratos pré-estabelecidos, ainda teremos as edições de setembro e outubro. Depois seguiremos somente no site: www.leopoldinense.com.br

Obrigado a todos!

Luiz Otávio Meneghite |
Registro no MTE nº 19.335/MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »