04/09/2023 às 14h54min - Atualizada em 04/09/2023 às 14h54min

Além do turismo a filantropia é o aspecto mais destacado da Feira da Paz

A entidade tem em seu histórico a construção do bairro Serra Verde, cujas casas foram doadas a famílias carentes previamente cadastradas.

Luiz Otávio Meneghite
Mais de 100 artistas expõem suas produções na Feira da Paz (Foto: João Gabriel Baía Meneghite-ArquivoJL)
A Feira da Paz, criada pela APIL (Associação das Pioneiras de Leopoldina), foi fundada em 21 de janeiro de 1989, por iniciativa da então primeira dama do Município, Doutora Maria Beatriz Neves Freire, com o objetivo de cuidar das causas sociais através do trabalho voluntário, reunindo artesãos e promovendo o artesanato mineiro, destacando a criatividade de artesãos de várias cidades de Minas Gerais.

A Feira só não foi realizada nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia da COVID-19 e está agora na sua 33ª edição que terá início na véspera do feriado de 7 de setembro e se estende até domingo, 10 de setembro.

São membros da atual Diretoria: Presidente: Maria Célia Gama Peres;  Vice Presidente: Eveline Maria Domingues Ferreira; Secretária: Sonia Cristina Franzoni Barbosa e Tesoureira: Janete Terezinha Rossi Furtado

O evento ocorre no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, que é gentilmente cedido para a sua realização pela Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais.

Além do artesanato, a Feira da Paz também oferece uma variedade de barracas com comidas típicas da região. No palco do evento, são realizados shows variados com artistas locais e regionais, com entrada gratuita para o público todos os dias. (Confira a programação abaixo).

O aspecto filantrópico da Feira da Paz é outro destaque, já que toda a renda líquida arrecadada durante o evento é direcionada para entidades beneficentes de Leopoldina, contribuindo para causas sociais importantes na comunidade.

Assim, a Feira da Paz não apenas promove o artesanato e a cultura da região, mas também desempenha um papel significativo na arrecadação de recursos para instituições que atuam em benefício da comunidade de Leopoldina.

Arquivo Jornal Leopoldinense


Um pouco da história da APIL

A entidade tem em seu histórico a construção em regime de mutirão de um bairro na periferia de Leopoldina, o Serra Verde, localizado na margem esquerda da antiga estrada Leopoldina x Cataguases e cujas casas foram doadas a famílias carentes previamente cadastradas. O local é dotado de toda a infraestrutura como água, luz, esgoto e linha de ônibus urbano.

Na ocasião, a Prefeitura de Leopoldina cedeu mão de obra especializada e equipamentos como máquinas e caminhões que nos finais de semana recebiam o reforço em mutirão que envolvia membros das famílias a serem beneficiadas e voluntários sensibilizados com a causa.

Grande parte das mulheres trabalhavam numa cozinha montada no campo de trabalho para fornecer comida aos trabalhadores. É bom lembrar que o terreno foi desmembrado amigavelmente de uma propriedade rural pertencente à Família Toledo.


Mutirão para construção do Bairro Serra Verde (Arquivo jornal Equipe)


Confira a programação

6 de setembro – Sertanejo Raiz
Desfile de Abertura
Abertura Oficial
Bruna Viola (Show Nacional)
DJ Pedro Condé

7 de setembro – Sertanejo Raiz e MPB
Hermes Viola & Luiz
DJ Pedro Condé

8 de setembro – Samba e Pagode
Thaylis Carneiro & Samba Power Trio
Vitinho (Show Nacional)
DJ Pedro Condé

9 de setembro – Sertanejo Universitário
Luan Severo
Alan e Allyson
DJ Pedro Condé

10 de setembro - Rock
Improviso Etílico
Apocalipse
Joana d’Ark
DJ Pedro Condé


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »