20/09/2023 às 08h52min - Atualizada em 20/09/2023 às 08h52min

Energisa monitora alerta de Onda de Calor na Zona da Mata mineira

Região pode atingir até 37°C nos próximos dias..

Gerência de Comunicação Energisa
Serra dos Caramonos vista de Leopoldina (Foto: Luciano Baía Meneghite - Arquivo jornal Leopoldinense)
Equipes de engenheiros e técnicos da Energisa monitoram uma nova onda de calor extremo prevista para os próximos dias país. A região da Zona da Mata Mineira e do estado do Rio de Janeiro serão regiões afetadas, segundo dados do Grupo Storm, empresa que presta consultoria para a Energisa sobre clima. Para se ter uma ideia, Leopoldina e Cataguases pode registrar temperaturas máximas de 37ºC. A onda de calor, em partes, é um dos efeitos do El Niño que tende a favorecer que este fenômeno ocorra com maior frequência e intensidade.
 
Por causa das altas temperaturas, a Energisa intensificou as orientações sobre os cuidados com a saúde, neste período, principalmente para as equipes de campo. É importante se hidratar. Andar o tempo inteiro com a garrafinha de água cheia. Se tiver uma sombra, parar de vez em quando, é ótimo. E parar o que está fazendo se sentir uma fadiga, cansaço, sonolência excessiva e tontura quando estiver ao sol”, explica Wagner Biffe, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Minas Rio.  
 
Outro cuidado é com equipamentos de distribuição de energia. “A empresa tem feito um mapeamento em tempo integral de toda a rede elétrica dentre um plano chamado de Ondas de Calor, que estuda e monitora os efeitos do clima e em especial do fenômeno El Niño na nossa região. Para a área de concessão da Energisa Minas Rio está prevista uma temporada prolongada de calor intenso. Logicamente isso tem impacto na rede que opera com alto consumo. Nós já investimos milhões de reais na troca de transformadores e estamos substituindo mais equipamentos ao verificar picos de consumo pelo calor elevado. Mas sempre que um cliente tiver uma ocorrência, ele deve entrar em contato pelos canais de atendimento”, destacou Victor Rispoli, gerente de Operações da empresa.
 
 
A meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes chama atenção para as regiões de Leopoldina e Nova Friburgo. “O pico da onda de calor desta semana deve ocorrer em áreas mais ao Sul e Centro-Oeste do Brasil, mas ainda sim vale a atenção para as máximas que podem atingir 37°C em áreas do centro-sul da Zona da Mata Mineira e do Rio de Janeiro ”.
 
Essas variações de temperatura podem contribuir para o aumento da conta de energia, já que o uso dos aparelhos de ar-condicionado, ventilador e geladeira aumenta.  Algumas atitudes podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês. Veja:
 
Ar-condicionado 
●      Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado. 
●      Mantenha os filtros limpos. 
●      Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
●      Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
●      Se possível, priorize a posição de 23ºC.  
 
Ventilador
● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.
   
Geladeira 
●     Evite deixar a porta aberta.
●     Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções. 
●     Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento. 
●     Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.  
●     Não forre as prateleiras. 
●     Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »