22/09/2023 às 08h18min - Atualizada em 22/09/2023 às 08h18min

EcoRioMinas completa um ano administrando o sistema rodoviário Rio de Janeiro-Governador Valadares

Suzana Moura | Analista de Comunicação
Arco Metropolitano- BR493-Km 64
A EcoRioMinas, responsável pelas BR-493/RJ, BR-465/RJ e BR-116/RJ e MG completa um ano à frente da concessão com 726,9 quilômetros que liga a capital fluminense ao leste de Minas, incluindo o Arco Metropolitano, Região Serrana do Rio de Janeiro e o Porto de Itaguaí.
 
A concessionária gerou em torno de 4 mil empregos indiretos e cerca de 600 diretos, movimentando a economia dos dois estados. Para proporcionar uma viagem mais segura e confortável aos usuários que passam pelas rodovias que cortam 36 municípios, a EcoRioMinas executou mais de 300 mil toneladas de massa asfáltica para revitalização de pavimento, além disso, atuou em diversas frentes de serviço, como recuperação de terraplenos, implantação de defensas metálicas, sinalização horizontal e vertical, dentre outros serviços.
 
A operação da concessionária proporciona uma nova realidade aos usuários, principalmente para os trechos da BR-116 (MG), BR-493 e BR-465, que não tinham o serviço anteriormente. Os times de inspeção de tráfego realizaram mais de 32 mil atendimentos mecânicos, entre suporte com guinchos e remoções de veículos leves/pesados. Já os atendimentos médicos somam em torno de cinco mil.


BR116 - RJ - Rodovia Presidente Dutra  

Confira tudo que já foi feito durante o primeiro ano:

Sinalizações

Foram revitalizados cerca de 450 mil m² de sinalização horizontal (pintura de faixa), mais de 15 mil metros quadrados de placas implantadas, e ainda, implantação de tachas refletivas em todo o sistema rodoviário.
 
Implantação de defensas metálicas

Cerca de 54 mil m² de defensas metálicas foram instaladas. O dispositivo proporciona mais segurança aos motoristas da rodovia, além de direcionar a travessia de pedestre para as passarelas.
 
Bases de Serviços Operacionais

A EcoRioMinas construiu 18 bases operacionais para os usuários que trafegam pela Rio-Valadares. As estruturas são usadas como ponto de apoio para os motoristas e são compostas por sanitários, água, entre outras comodidades e ficam localizadas em pontos estratégicos que permitem um deslocamento rápido das equipes para os atendimentos na rodovia. As ambulâncias, guinchos leves e pesados, caminhões-pipa e demais recursos operacionais de socorro ao usuário ficam abrigados na estrutura.

O usuário também pode obter informações sobre a rodovia através dos totens de autoatendimento. São 15 unidades na BR-116 (10 no trecho de Minas Gerais e cinco no trecho do Rio de Janeiro); duas na BR-493 (Arco Metropolitano) e uma na BR-465, em Seropédica.

Obras de Arte Especiais – Pontes, passarelas e viadutos

Em todo o trecho sob concessão, mais de 400 estruturas entre pontes, passarelas e viadutos foram revitalizadas. Entre os serviços estão intervenções como limpeza, recuperação de trincas e pavimento, drenagem, juntas de dilatação, guarda-corpo e instalação de refletivos.
 
Terraplenos

Foram recuperados mais de 124 terraplenos (terreno com cavidade) e encostas que traziam riscos aos usuários e prejudicavam a operação nas rodovias. Dentre os pontos, os mais desafiadores foram nas cidades mineiras de Miradouro, Muriaé e Caratinga e no Rio de Janeiro, em Teresópolis.
 
Roçagem

Mais de 42 milhões de m² de canteiros laterais e centrais receberam o serviço de roçada.

Sistemas de drenagem

Durante o período de trabalhos iniciais também foram feitas manutenções, correções e limpeza dos elementos de drenagem das rodovias, como sarjetas, canaletas, bueiros e galerias. Estes serviços são essenciais para manter a estrutura da rodovia íntegra, sem processos erosivos ou queda de barreiras e ainda evitam água empoçada nas pistas.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Administrando atualmente onze concessões de rodovias que somam mais de 4 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, gerencia dois ativos logísticos: um pátio regulador e um terminal portuário que atendem ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, proporcionando viagens com mais fluidez, segurança e conforto.
 


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