11/10/2023 às 14h33min - Atualizada em 11/10/2023 às 14h33min

Encontro de preparação para período chuvoso reúne mais de 100 pessoas

Energisa reúne importantes órgãos em encontro de preparação para as chuvas.

Gerência de Comunicação Energisa

Mais de 100 pessoas estiverem reunidas no III Seminário de Contingência, debatendo sobre o cenário meteorológico, preparação e desafios para esta época do ano. O objetivo foi reunir instituições envolvidas em situações de contingências climáticas como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE,  Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, prefeituras municipais entre outros órgãos para juntos debaterem sobre como enfrentar os desafios durante o período de chuvas, sempre garantindo a segurança de todos.

O encontro promovido pela Energisa, na tarde desta terça-feira, 10/10, colocou em evidência por meio de palestras, cases e mesas de debate temas relacionados aos momentos de contingência como previsões climáticas, situações reais de deslizamentos e desmoronamentos, preparação e simulados, percepção de riscos, desafios para os períodos das chuvas, segurança da população.

Participaram das palestras e mesa redonda: o tenente Dornellas,  comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé; a meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes; o engenheiro Civil e Geotécnico Luiz Gustavo Martins da Defesa Civil de Nova Friburgo; o subtenente Jeronimo da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais; o Tenente Cantelle, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; e Carlos Alexandre Rodrigues Faria, da Defesa Civil de Cataguases. 

Durante a abertura, Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, reforçou que “juntos, podemos nos preparar melhor e buscar soluções efetivas para lidar da melhor forma os desafios que as contingências nos colocam, garantindo a segurança da população e de quem está na linha de frente dos trabalhos. A sociedade espera de nós a prontidão e a adequada preparação para agir de forma eficaz e com segurança nas situações mais desafiadoras que possam acontecer”, disse.

 “Somos desafiados a enfrentar situações adversas. Por isso, queremos pensar juntos sobre como enfrentar da melhor forma as contingências. Simulamos situações críticas, treinamos nossas equipes, definimos as responsabilidades para atuarmos com agilidade e segurança. Precisamos estar sempre preparados”, acrescentou Fabio Lancelotti, diretor Técnico e Comercial da Energisa.

 A meteorologista Ana Paula Paes do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) alerta para pancadas de chuvas. Segundo ela, para este ano “a tendência climática para os meses de outubro, novembro e dezembro é de chuva abaixo da média e temperaturas acima da média. Devem ser observados menos dias chuvosos, porém quando a chuva ocorrer deve ser mais intensa, com raios e rajadas de vento”, explica.

 Já para hoje (11/10), de acordo com Ana Paula, o tempo ficará com variação de nuvens e pequena possibilidade de chuva. Já no feriado, 12/10, a proximidade de uma frente fria pode provocar chuva leve e isolada na região. Na sexta-feira (13/10), a atuação da frente fria deve gerar chuva moderada a localmente intensa, e que pode vir acompanhada de descargas atmosféricas. No sábado (14/10) e no domingo (15/10), as chances de chuva são baixas e se ocorrer deve ser de forma leve e isolada. As rajadas de vento são esperadas com valores de aproximadamente 30 a 50 km/h para quinta e principalmente na sexta-feira. As temperaturas estarão em elevação antes da passagem da frente fria e com pequeno declínio após a passagem.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »