18/10/2023 às 08h44min - Atualizada em 18/10/2023 às 08h44min

Música, teatro, leitura e dança: confira a programação da Energisa para o mês de outubro

Neste mês de outubro, a Energisa apresenta uma série de atrações, para todas as idades. São projetos patrocinados pela empresa ou que contam com apoio cultural da Energisa, promovendo os talentos locais, a economia criativa e disseminando a cultura brasileira.

Gerência de Comunicação Energisa
Sarau das Artes acontece na Casa de Leitura Lia Botelho (Foto: Facebook Natália Montes)

VAGÃO ARTE EDUCAÇÃO

O ‘Vagão Arte Educação Leopoldina – Primeira Etapa 2023’ envolve palestras e oficinas, em cidades da Zona da Mata Mineira, ministradas pelo jornalista, poeta e escritor Ronaldo Werneck, tendo como base a arte-educação. A iniciativa, voltada para alunos acima de 15 anos, jovens e adultos moradores e visitantes com temas relacionados à memória da região, é executada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Energisa, realização da S/Amaral e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

 

  • 17/10/2023 (terça-feira)

Palestra ‘Humberto Mauro e o Ciclo de Cinema em Cataguases’ com Ronaldo Werneck

Horário: 19h

Local: Teatro Municipal Belmira Villas Boas, em Muriaé

 

  • 26/10/2023 (quinta-feira)

Oficina de música com Ricardo Itaborahy e convidados: Gladston Vieira (bateria), Adalberto Silva (baixo) e Érica Alves (voz)

Horário: 19h

Local: Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho em Leopoldina
 

  • 27/10/2023 (sexta-feira)

Oficina de música com Ricardo Itaborahy e convidados: Gladston Vieira (bateria), Adalberto Silva (baixo) e Érica Alves (voz)

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Humberto Mauro em Cataguases

  

EXPOSIÇÃO DE TELA ‘Se eu não for isso, eu não sou nada’

Mariana Simões Souza, mineira de Leopoldina, artista visual, desenhista, ilustradora e instrutora de inglês, vai expor desenhos em grafite, lápis colorido, giz pastel oleoso, colagem, carvão e tinta óleo que representam a figura humana em retratos abstratos, contendo linhas e composições desordenadas, que expressam sentimentos como melancolia, nostalgia e desolação. Tendo como principais inspirações o expressionismo, a arte moderna e a música.

 

  • 20/10/2023 a 21/11/2023 (de terça-feira a sábado)

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h30

Entrada: Gratuita com classificação livre

Local: Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho em Leopoldina

 

SARAU DAS ARTES – Especial para Crianças

No especial para crianças, O Sarau das Artes receberá ‘Os Artistas Mirins de Leopoldina’, estudantes do curso de Teatro Lab – CASD, contação de estória com a escritora Adriana Medeiros e exposição de trabalhos de artes plásticas dos artistas Lucas Montam e Moisés Miranda Guimarães, Ingrid Souza e Simone Morais

 

  • 21/10/2023 (sábado)

Horário: 9h às 11h

Venda de Ingressos: (32) 98845.5225 (Aceita PIX) - Incluído no preço do ingresso o lanche de café da manhã

Valor R$ 10,00 (inteira) - Meia-entrada para idosos e estudantes – Crianças até 12 anos não paga!

Classificação: Livre

Local: Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho em Leopoldina

  

GRANDES ESCRITORES

‘Grandes Escritores’ é uma das maiores iniciativas brasileiras que há mais de 20 anos valoriza o autor nacional. Com oficinas e palestras gratuitas a caravana vai percorrer Ubá, Muriaé, Cataguases, Juiz de Fora e Leopoldina. De abrangência cultural e educacional é direcionado para as mais diversas camadas sociais, formações e idades. Os eventos vão debater a valorização da literatura com foco na formação de leitores e escritores nas cidades do interior. O projeto conta com o patrocínio da Energisa, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, gerido pela Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, e apoio de diversas entidades públicas e privadas das cidades participantes.

 

  • 25/10/2023 (quarta-feira): Oficina Literária com Roberto D'arte

Local: Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases

Programação: https://www.instagram.com/pgescritores/ 

  

MIX CULTURAL

O projeto Mix Cultural apresenta a Exposição de Tela INSTILAR de Altamir Soares. Mineiro de Cataguases, ele fez sua primeira tela aos 11 anos. Hoje, já são mais de 50 anos dedicados integralmente às artes plásticas, principalmente à pintura expressionista, na qual se fez mestre. O artista é formado pela Escola de Belas Artes de São Paulo, onde viveu até a década de 1980 e pós-graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Arte e Educação, sendo também professor. O Mix Cultural é executado, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Energisa, realização S/Amaral e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

 

  • Até 18/12/2023 ( de terça-feira a sábado)

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h30

Entrada: Gratuita com classificação livre

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h30

Local Centro Cultural Humberto Mauro em Cataguases.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »