31/10/2023 às 09h19min - Atualizada em 31/10/2023 às 09h19min

Aeroporto da Zona da Mata bate recorde de movimentação de passageiros e de cargas

Nos nove primeiros meses de 2023 foram registrados mais de 164 mil usuários em voos regulares e 205 toneladas de cargas transportadas

Agência Minas
Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata / Divulgação

O Aeroporto Presidente Itamar Franco (SBZM), também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata mineira, tem registrado, em 2023, números inéditos na movimentação de passageiros e de cargas.

O último mês de julho contou com 22.321 viajantes, o maior número de passageiros atendidos em voos regulares ao longo dos 12 anos de história do aeroporto.

De janeiro a setembro deste ano, 164.171 pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, enquanto o transporte de cargas atingiu a marca de 205 toneladas.

Para efeito de comparação, os números de 2023 já superam em mais de dez vezes a movimentação de passageiros de todo o ano de 2011, quando o aeroporto iniciou as operações. Naquele ano, foram apenas 18.179 pessoas que embarcaram e desembarcaram no aeroporto.

Considerada a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região da Zona da Mata, o aeroporto opera voos regulares para Viracopos (SP), Confins (MG), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP).

A biomédica esteta Adrielle Passe, usuária assídua do aeroporto, relata que a mobilidade na região foi transformada com a consolidação do terminal.

"Melhorou muito para nós aqui da Zona da Mata o acesso rápido a outras regiões do país. Eu sempre estou indo a São Paulo para cursos e congressos e isso facilitou imensamente o deslocamento para a capital paulista. O aeroporto tem uma infraestrutura ótima", avalia.

Parte dos números expressivos são resultados da eficácia da gestão do contrato de Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata (CAZM).

Após quase nove anos do início da PPP, a expectativa é de que, se mantida a média de passageiros dos últimos três meses, 2023 deva registrar mais de 220 mil embarques e desembarques, quase 50% a mais que o recorde anterior, em 2019.


 

                                                                                                                                                                           Seinfra / Divulgação

“O Aeroporto da Zona da Mata é mais um exemplo de que estamos trabalhando para garantir que as concessões e parcerias sejam cada vez mais eficientes e que tragam benefícios aos mineiros. Os números estão aí para comprovar que os contratos em vigor, quando bem administrados, são capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, avalia o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno.

Cargas

Resultados positivos também foram registrados pelos números crescentes na movimentação cargueira. Nos nove primeiros meses deste ano, o total de carga transportada que passou pelo aeroporto soma cerca de 205 toneladas.

Setembro de 2023 se consolida como o mês de maior movimentação ao longo da história do aeroporto, com pouco mais de 38 toneladas, considerando as categorias nacionais e importadas.

Desde março de 2019, o aeroporto tem autorização da Receita Federal para realizar o controle alfandegário nas dependências do terminal.

Com a medida, os trâmites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque de mercadorias, especialmente as internacionais, serão agilizados, potencializando a vocação do aeroporto na operação de envio e recebimento de diversos produtos, desde eletrônicos, vestuário, medicamentos e até itens refrigerados.

 

                                                                                                                                                       Seinfra / Divulgação


Novos voos

A partir desta segunda-feira (30/10), a Azul Linhas Aéreas prevê aumentar de quatro para seis a frequência semanal de voos com destino ao Aeroporto de Confins. A rota, atualmente disponível às segundas, quartas, sextas e domingos, também será oferecida às terças e quintas.

Além do aumento da oferta, a Azul prevê alterar o horário dos voos. Serão chegadas na Zona da Mata às 14h10 e partidas às 14h45 rumo à capital mineira.

“A oferta de melhores opções de voos é uma demanda antiga da região, que agora conta com a operação sólida das três maiores companhias aéreas brasileiras. Nossa administração tem um grande compromisso com a disponibilidade de infraestrutura eficiente para atendimento aos voos com total segurança e comodidade”, afirma o superintendente do Aeroporto da Zona da Mata, Flávio Santos.

Ambiental

O Aeroporto da Zona da Mata também é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações.

Para isso, o Aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.

Aeroporto

O Aeroporto Presidente Itamar Franco foi inaugurado em 2005, realizou seu primeiro voo comercial somente em agosto de 2011, e é a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região.

O empreendimento conta com infraestrutura moderna, amplo saguão para passageiros e usuários, capacidade para 600 mil passageiros/ano, além da segunda maior pista de Minas Gerais, com 2.525 metros, projetada para receber aviões de grande porte, inclusive aeronaves de carga.

Planejado para alavancar a economia da Zona da Mata, o ARZM é o primeiro aeroporto do estado de Minas Gerais a ser administrado por meio de uma Parceria Público-Privada, mais conhecida como PPP.

O modelo desta PPP foi elaborado de modo a permitir o desenvolvimento focado tanto no transporte de passageiros quanto de cargas, dando flexibilidade à concessionária no desenvolvimento de negócios dentro do aeroporto.

A Concessionária Aeroporto Zona da Mata é formada pela Socicam, líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, e pela CBCE, referência em comércio exterior e pioneira em logística na sua área de prestação de serviços.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »