08/11/2023 às 08h17min - Atualizada em 08/11/2023 às 08h17min

Confira a programação do Novembro Negro 2023 em Leopoldina

Por: Wagno da Rocha Antunes (*)
Grupo Pérola Negra (Divulgação)
O mês de novembro tem um significado todo especial para a população negra brasileira. Remete à memória de Zumbi dos Palmares, que em 20 de novembro de 1695, após renhida luta contra o sistema escravocrata junto com seus companheiros de quilombo, morreu assassinado. Essa data foi tão marcante para a causa antirracista brasileira que o movimento negro organizado a elegeu para se tornar o dia da Consciência Negra, fato hoje incorporado legal e oficialmente ao calendário nacional.

Em Leopoldina, a exemplo de vários outros municípios, tal data se tornou feriado. Para celebrar e refletir sobre esse importante marco simbólico e histórico, o Movimento Negro de Leopoldina e organizações parceiras irão promover algumas atividades alusivas ao tema. Confira abaixo algumas das ações programadas:

Dia 11/11 – Sábado: de 13:00 às 17:00 – Encontro Regional do Movimento Negro. Tema: A educação e a saúde da população negra em pauta. Evento promovido pelo Movimento Negro de Leopoldina. Palestrantes: Professor Geraldo Filho (Cataguases) e Professora Iris Amancio (Muriaé). Local: Clube dos Cutubas. Entrada livre.



Dia 13/11 – Segunda Feira: 19:00 – Um diálogo sobre inclusão Étnico Racial. Evento promovido pela Comissão de Igualdade Racial da 109ª Subseção da OAB Leopoldina. Palestrantes: Thalita Reis (Leopoldina) e Marcelo Colen (Belo Horizonte). Local: Casa do Advogado. Entrada: 1 kg de alimento não perecível e mediante inscrição prévia no link: https://surveyheart.com/form/6549273f33d3f107df4126b1



Dia 19/11 – Domingo: a partir das 17:00 horas – Tributo a Zumbi e entrega do Prêmio Pérola Negra Destaque para pessoas e entidades que se destacam na causa antirracista em nosso município e região. Evento promovido pelo Grupo Pérola Negra. Local: Na quadra da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado. Entrada livre.

Iniciado em outubro e com continuidade neste mês de novembro no CAIC, também está acontecendo o Projeto Valorização da Cultura Afro no Contexto Escolar, promovido pela Associação Mineira de Clubes Sociais Negros.

Não deixe seu novembro passar em branco. Se informe e participe dessas e de outras atividades do Novembro Negro.

(*) Do Movimento Negro de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »