16/11/2023 às 08h39min - Atualizada em 16/11/2023 às 08h39min

Leopoldina recebe Mauro Ventura e Karla Monteiro pelo Programa Grandes Escritores

Com 19 anos de existência, o projeto tem por objetivo divulgar o melhor da literatura e ações de incentivo à leitura

Roberto Duarte Moraes - Assessor de comunicação do PGE 2023
Divulgação
Depois de Ubá, Muriaé e Juiz de Fora, o Programa Grandes Escritores encerra a edição 2023 com palestras em Leopoldina e Cataguases com os escritores e jornalistas Mauro Ventura e Karla Monteiro. O primeiro encontro será em Leopoldina no dia 22/11, às 19h30min, na Casa de Leitura Lya Botelho.

Incentivado pela Energisa através da Lei Estadual de incentivo à cultura, o projeto voltou à Zona da Mata com oficinas e palestras após percorrer várias regiões do estado de Minas Gerais, como o Alto Paranaíba e o Triângulo. O evento tem entrada franca (sujeito à lotação do espaço).

Mauro Ventura

Ele lançou neste mês o livro “Os grandes casos do Disque Denúncia”, que revela os bastidores e casos de mais repercussão dos 28 anos do Disque Denúncia. O carioca Mauro Ventura tem 38 anos de jornalismo e traz as letras no seu DNA (ele é filho do jornalista e escritor Zunir Ventura).

Desde 1985 Mauro atuou como repórter, repórter especial, editor e colunista em renomados veículos da imprensa brasileira, a exemplo da revista Isto É e dos periódicos Jornal do Brasil e O Globo. Neste último ele assina desde 2007 a coluna “Dois Cafés e a Conta”. A sua reportagem “Tribunal do Tráfico” venceu os reconhecidos prêmios Esso e Embratel de jornalismo.

Como escritor Mauro Ventura lançou o livro “O espetáculo mais triste da Terra – O incêndio do Gran Circo Norte-Americano” (um dos vencedores do Prêmio Jabuti) e os contos “A dor oficial”, publicado no livro “Brasil-Haiti - 101 histórias”, e “AVC”, que integrou a coletânea “25 cronistas falam de superação”.

Karla Monteiro

Mineira de Diamantina, a jornalista e escritora Karla Monteiro publicou os livros "Karmatopia: Uma Viagem à Índia", ​"Sob Pressão: a rotina de guerra de um médico brasileiro" (com Márcio Maranhão) e "Samuel Wainer: o homem que estava lá​". Destes, Sob Pressão se tornou uma série exibida pela Rede Globo.

Com passagens por jornais como O Globo e Folha de S. Paulo e em revistas como Veja, Trip e TPM, Karla anuncia para 2024 o lançamento do primeiro volume de uma biografia de Leonel Brizola – fundador do PDT, ex-governador do Rio de Janeiro e ex-candidato à Presidência do Brasil.

Lançada pela Companhia das Letras em 2020, com 583 páginas, a obra "Samuel Wainer: o homem que estava lá​" traz a biografia do russo-brasileiro que criou do jornal Última Hora. Nela, a escritora menciona ter coberto a história do Brasil da Revolução de 30 até 1980, passando por uma vários golpes, contragolpes, tentativas de golpe e duas ditaduras: o Estado Novo e a ditadura militar. “Como jornalista e como o homem de três presidentes, Getúlio, JK e Jango, Samuel esteve nos bastidores do poder, entremeado nas lutas políticas que marcaram o século 20”, menciona Karla Monteiro.

Grandes Escritores

Pelo Programa Grandes Escritores, já passaram pelo projeto nomes como Adélia Prado, Bartolomeu Campos Queiroz, Fernando Sabino, Laurentino Gomes, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Martha Medeiros, Nelson Motta, Raphael Montes, Ziraldo e Zuenir Ventura. Foram realizadas oficinas, distribuição de livros e palestras gratuitas para todos os tipos de público nas principais cidades e capitais do país, mas principalmente no interior dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Para este ano uma novidade: a participação de várias academias do interior de Minas Gerais e seus integrantes é um componente inédito de integração institucional do Grandes Escritores 2023. O projeto conta com o patrocínio da Energisa, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, gerido pela Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, e apoio de diversas entidades públicas e privadas das cidades participantes.

Para ficar por dentro da programação detalhada, siga a página do Grandes Escritores no Instagram - https://www.instagram.com/pgescritores/ - e no Facebook - https://www.facebook.com/grandesescritores


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »