04/12/2023 às 12h25min - Atualizada em 04/12/2023 às 12h25min

Sons de Minas 2023 encerra circuito em Cataguases com grande show no CCHM

Gerência de Comunicação Energisa
Circuito Sons de Minas em Leopoldina
Depois do sucesso em Leopoldina e Muriaé, Sons de Minas 2023 chega a Cataguases para encerrar o circuito com grande show no Centro Cultural Humberto Mauro. Será um emocionante encontro de gerações da música mineira, patrocinado pela Energisa e realizado em formato híbrido. O último show da temporada será na próxima quinta-feira, 07 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Humberto Mauro. Antes do show na quarta (06/11), às 18h, Dudu Lima Trio e Leandro Scio farão um workshop no Colégio Cataguases com entrada gratuita.
 

Para abrir a noiteNara Pinheiro (voz/flautas) e Marcio Guelber (violão/sanfona/teclados) apresentam um show autoral, mostrando a versatilidade do duo como instrumentistas-compositores, que se destacam na cena da música mineira contemporânea. Nara é vencedora do prêmio BDMG Instrumental, realizando seu show no CCBB de Belo Horizonte e SESC São Paulo. Marcio foi premiado pela Bienal Brasileira de Música Contemporânea, da Funarte e estreou sua obra na Sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro.


Em seguida, sobe ao palco o grupo mineiro ‘Tata Chama e a Inflamáveis’, independente de música brasileira e experimental, que mostra seu caráter coletivo e identidade plural, permitindo que suas canções transitem entre os diversos ritmos da música latino-americana, misturando elementos sintéticos e orgânicos para construir uma música universal, mas que, ao mesmo tempo, grita Minas Gerais. A banda apresenta o show Fogo-Fátuo, baseado no álbum homônimo lançado em 2022, e é composta por: Alice Santiago - Vocal e Violão, Daniela Zorzal - Baixo elétrico, Eduardo Yroxe - Percussão e Vocal, Chico Cabral - Percussão e Pads eletrônicos, Pedro Brum - Guitarra e voz, Sarah Vieira - Vocal e Flauta transversa e Tata Rocha, Vocal e Teclado.


Fechando a noite um dos mais respeitados grupos instrumentais brasileiros: ‘Dudu Lima Trio’ com Leandro Scio e Caetano Brasil, convidando o maestro, pianista e compositor mineiro de formação erudita, regente e arranjador, Wagner Tiso, celebrando 60 anos de carreira do artista que faz parte da história da MPB. Tiso é um dos maiores nomes de sua geração, autor de grandes clássicos como ‘Coração de Estudante’, composto em parceria com Milton Nascimento, com quem lançou na década de 70 o lendário álbum ‘Clube da Esquina’, eleito em 2022 o maior álbum brasileiro de todos os tempos dentro de uma vastíssima obra.


O trio é formado por Dudu Lima, reconhecido pela crítica especializada como um dos maiores instrumentistas brasileiros na atualidade, virtuose contrabaixista, arranjador e compositor mineiro, com 21 álbuns lançados em 35 anos de carreira, entre eles o icônico ‘Tamarear - Milton Nascimento & Dudu Lima Trio’. Leandro Scio, baterista e percussionista mineiro, integra há mais de trinta anos o Dudu Lima Trio, entre shows e gravações do grupo com grandes nomes da música brasileira e internacional. Mestre das baquetas leva sua categoria e sutileza musical, aos mais nobres palcos do país do exterior, como na Itália, onde o crítico musical “Luigi Onori“ após assistí-lo ao vivo em Roma, durante tour europeia do Dudu Lima Trio,  a ele se referiu na crítica ao espetáculo: “impeccabile il batterista Leandro Scio”.


Caetano Brasil, clarinetista, saxofonista e compositor mineiro, é um dos mais expressivos nomes da nova geração da música instrumental mineira. Sua trajetória vem sendo reconhecida nacionalmente com premiações como melhor instrumentista no BDMG Instrumental, e internacionalmente, com a indicação para o Grammy Latino 2020, na categoria Melhor Álbum Instrumental com Cartografias.


Os shows serão gravados e disponibilizados na plataforma do YouTube, ultrapassando assim o limite das nossas montanhas e levando para o mundo, em sua versão digital a qualidade e excelência da música mineira, mesclando nomes consagrados com novos talentos da cena contemporânea. “A Energisa tem um compromisso forte com a cultura, apoiando as diversas manifestações culturais produzidas em sua área de atuação. Esta é mais uma iniciativa que mostra que demonstra o nosso o propósito de valorizar os artistas brasileiros e reforçar o engajamento com as populações atendidas. Estamos orgulhosos do que estamos construindo na área cultural”, comentou Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.


O Circuito Sons de Minas - 3ª Edição tem o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, sendo produzido por Gravatás Arte & Cultura, Amanita Produções Culturais e Filomena Toledo, com apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Energisa, Fundarte, Prefeitura de Muriaé, e realização Governo de Minas Gerais - Governo Diferente - Estado Eficiente.

 

Serviço

  • Data: 07 de dezembro de 2023 (quinta-feira)
  • Horário: 19h
  • Local: Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM) - Cataguases
  • Entrada gratuita com classificação livre: controle de lotação por ordem de chegada, limitada a capacidade do espaço.

 

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »