05/12/2023 às 13h02min - Atualizada em 05/12/2023 às 13h02min

E.E. Sebastião Silva Coutinho “Polivalente” é pioneira na implantação da sirene musical em Leopoldina

Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho "Polivalente" (Foto: Divulgação)
Porque uma sirene musical?

Eloisa Fialho Portugal

Uma escola inclusiva não se faz do dia para noite, mas com as constâncias dos passos. Hoje nossa escola (Polivalente) conseguiu mais um, com a inserção pioneira na cidade de Leopoldina de nossa sirene musical, abolindo de vez o padrão tradicional, o qual, além de fazer alusão a uma educação arcaica, ainda trazia prejuízos aos nossos estudantes com hipersensibilidade auditiva ou disfunção sensorial, como os autistas, por exemplo.

Desta forma, esperamos estar contribuindo para uma educação mais inclusiva e inovadora, atendendo às necessidades de nossos estudantes e possibilitando reflexão acerca de uma educação inclusiva.

Inicialmente estamos percebendo estranheza dos estudantes, que acham graça na novidade: a cada toque, muitas risadas. O aparelho nos traz diversas opções, inclusive a possibilidade de escolha dos jingles (toques). Nossa intenção é junto com os estudantes, de forma democrática, realizar a escolha das músicas, para que possam se sentir mais engajados e envolvidos com este processo de mudança.

A inovação coincide com a recente proposta do Projeto de Lei, 3.643/25022 o qual dispõe aos estabelecimentos de ensino a substituição das sirenes tradicionais por sinais musicais adequados aos estudantes com TEA. 

Pequenas mudanças, grandes transformações. Todos juntos pela inclusão!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »