13/12/2023 às 08h56min - Atualizada em 13/12/2023 às 08h56min

Imóvel do Governo Federal é oficialmente cedido para abrigar sede da UEMG Leopoldina

Cessão tem validade de dez anos de imóvel que tem aproximadamente 10 mil metros quadrados e que fica às margens da BR-116

Enviado por Marcela Barroso Domingues Klimek (*)
imóvel tem aproximadamente 10 mil metros quadrados e fica à margem da BR-116, no município de Leopoldina (Foto UEMG).
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) recebeu importante reforço para a expansão e consolidação da Unidade Acadêmica de Leopoldina. Em solenidade realizada na tarde da última segunda-feira (11/12), na sede da Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MG), foi assinada a cessão de um imóvel, que tem aproximadamente 10 mil metros quadrados e fica localizado às margens da BR-116, no município de Leopoldina.

Presidida pela Superintendente da SPU/MG, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal, Lorhany Ramos de Almeida, a cerimônia contou com a presença da Reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, do diretor da Unidade, professor Rodrigo Fialho, e da Assessora Deise Monteiro.

Conforme destacou Lorhany, a cessão do imóvel da União para a UEMG, que tem duração de dez anos, visa “atingir um dos objetivos primordiais do Governo Federal que é a valorização da educação superior”, destacou ao convidar a assinar o termo a reitora e como testemunha, o deputado Cristiano Silveira.

A Reitora Lavínia destacou a importância da parceria para a comunidade acadêmica. "Estamos aqui, contentes, com a nossa unidade acadêmica de Leopoldina. Esse processo teve início em 2017 e agora ganhou uma celeridade significativa. É uma conquista pela qual deixamos registrado nosso profundo agradecimento, esperando que esse espaço cresça e cumpra efetivamente seu papel na região," destacou a reitora.

A Unidade Acadêmica de Leopoldina atualmente funciona a Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho, compartilhando espaços com estudantes do ensino fundamental e médio.

“Estamos entusiasmados com a perspectiva de possuir uma sede própria, o que ampliará significativamente nossas possibilidades e atuação na região", comemorou o diretor da UEMG Leopoldina, Rodrigo Fialho lembrando que ainda há um caminho para que isso se efetive.

“O imóvel requer intervenções de melhorias e reformas. Iremos dar andamento à limpeza e ao projeto estrutural para que aos poucos possamos ocupar o espaço para desenvolvimento de projetos de extensão, envolvendo os moradores do bairro Fortaleza e adjacências, pois o prédio em sua essência original, foi construído para o desenvolvimento educacional, retomaremos essa vocação”, completou.

(*) Comunicação da UEMG Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »