15/12/2023 às 07h55min - Atualizada em 15/12/2023 às 07h55min

Incentivo à educação e ao empreendedorismo: parceria aproxima jovens do mercado de trabalho

Energisa e Junior Achievement capacitam jovens para o mundo da tecnologia.

Gerência de Comunicação Energisa
Fotos: Divulgação Energisa

Facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho é o objetivo da parceria entre a Energisa e a organização social Junior Achievement (JA), uma associação sem fins lucrativos que promove educação e oportunidades de aprendizado.


Este ano, 99 alunos de quatro escolas estaduais de Cataguases: Francisco Inácio Peixoto, Marieta Soares Teixeira, Clovis Salgado e Professor Quaresma participaram do programa, que ofereceu o curso ‘Meu Primeiro Site’, desenvolvido para preparar os alunos de escolas públicas para oportunidades do mundo TEC, mostrando que todos podem, com preparação, atuar nas diversas frentes da tecnologia e se conectar às oportunidades que o setor oferece. O curso também está conectado diretamente ao Rio Pomba Valley, projeto de mobilidade social e educação, que tem por objetivo transformar a Zona da Mata mineira em um hub de economia criativa e tecnologia.

Na última segunda-feira, 11 de dezembro, foi realizada a entrega de certificados do Programa Junior Achievement. 14 colaboradores da Energisa dedicaram seu tempo como voluntários para aplicação do curso aos alunos. Eles vão às escolas para ministrar as aulas, compartilham com os jovens suas experiências, talentos, vivências pessoais  e conversam sobre as oportunidades do mercado de trabalho, incentivando-os a concluírem seus estudos e se prepararem para o mercado.

 

Ao longo do mês de novembro os alunos tiveram um grande desafio, criar o primeiro site, programar, escolher os elementos, design, as cores. Foram 20 horas presenciais com os tutores voluntários da Energisa e trabalho extraclasse. Ao final, foram 56 sites apresentados para uma banca de 18 jurados voluntários de diferentes empresas e instituições de ensino de Cataguases e região, que escolheram os três primeiros lugares.


Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Gerais (Divulgação Energisa)

 

Segundo Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Gerais, a formação de cidadãos depende da educação, que é a base para o desenvolvimento. “A Energisa quer contribuir com a formação profissional desses jovens e essa iniciativa é uma excelente oportunidade. Agradeço aos nossos voluntários por abraçarem essa causa, contribuindo com um projeto educacional e de cidadania”.

 

Os alunos reconheceram a importância deste projeto. A aluna Roberta Ferreira Antunes, que ficou em terceiro lugar, fez questão de agradecer à Energisa pela oportunidade e aos voluntários da Energisa por compartilharem conhecimento e experiências. “É um aprendizado para todos nós. E queria dizer que vocês marcaram a nossa história. Foi uma experiência gratificante, inesquecível e uma sensação indescritível como colocar um site no ar. Foi um crescimento profissional e também pessoal, que gerou enriquecimento. Saímos com mais preparo, competência profissional, cheio de amigos. Com conhecimento para vida e muitas histórias para contar”, contou.

Esse é o 15º ano de parceria entre a Energisa e a Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, que está em mais de 120 países. Ao longo desses anos, cerca de 300 voluntários da Energisa se mobilizaram para capacitar aproximadamente 3.200 empreendedores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »