12/01/2024 às 12h37min - Atualizada em 12/01/2024 às 12h37min

UFJF oferece 2.251 vagas pelo Sisu 2024

Diretoria de Imagem Institucional Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Foto: Twin Alvarenga UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizará 2.251 vagas, distribuídas em 74 cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, na edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse total, 1.031 vagas destinam-se à ampla concorrência, enquanto 1.220 são reservadas para critérios específicos, conforme determinado pela Lei 12.711, direcionadas a candidatos provenientes de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Confira o termo de adesão do Sisu 2024.

Interessados em concorrer às vagas da UFJF devem ficar atentos ao cronograma. As inscrições, que são gratuitas, ficam abertas de 22 a 25 de janeiro, exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. A seleção leva em consideração a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, cujo resultado será divulgado na próxima terça-feira, 16 de janeiro. É requisito para participar ter obtido pontuação superior a zero na prova de redação.

A lista de aprovados na chamada regular do Sisu será publicada em 30 de janeiro, com o período de matrículas agendado de 1º a 7 de fevereiro.

Mudanças

A partir desta edição, o Sisu passa a acontecer apenas uma vez durante o ano. Até então, o programa era dividido em duas edições, uma no primeiro semestre e outra no início do segundo. Desta forma, os estudantes, ainda que estejam procurando uma vaga para o segundo semestre, devem se inscrever já no início do ano. 

Além disso, o programa seguirá as modificações estabelecidas na recente Lei de Cotas. Nesse sentido, todos os participantes inscritos no Sisu serão inicialmente classificados com base no seu desempenho no Enem, sob a modalidade de ampla concorrência. Posteriormente, está prevista a aplicação das reservas de vagas determinadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino.

A terceira mudança apontada está relacionada às regras de cotas. A partir dessa edição, o critério de renda familiar mensal caiu de 1,5 para um salário mínimo.

Matrículas

A matrícula para os aprovados na primeira chamada acontece no período de 1º a 7 de fevereiro e será conduzida pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). É fundamental que os candidatos estejam atentos ao edital e aos documentos exigidos pela UFJF para efetuarem a matrícula, caso sejam aprovados. Todas as informações necessárias estarão disponíveis na Portaria de Matrícula, acessível na aba ‘Sisu 2024’ na página do Cdara, a partir de 26 de janeiro.

Lista de espera

A lista de espera do Sisu 2024 também tem novidades. Agora, haverá apenas uma lista, que será utilizada durante o ano todo pelas instituições de Ensino Superior. Para participar, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu, durante o período de 30 janeiro até 7 de fevereiro, para apenas um dos cursos escolhidos no ato da inscrição.

Outras informações
Sistema de Seleção Unificada
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »