15/02/2024 às 09h08min - Atualizada em 15/02/2024 às 09h08min

Instituto Energisa seleciona projetos para seus espaços culturais: edital segue aberto

Projetos foram selecionados na primeira chamada do edital de ocupação, que segue aberto ao longo de 2024, com novos projetos selecionados a cada 3 meses.

Gerência de Comunicação Energisa
A Energisa patrocina a cultura brasileira nos mais diversos cantos do país. Os espaços culturais sediados em Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB) são palcos importantes das cenas locais de arte e cultura em suas cidades e recebem centenas de atrações ao longo do ano.
 
Para atrair novos projetos e diversificar ainda mais a sua programação, o Instituto Energisa lançou um edital de ocupação dos seus centros culturais, que acaba de divulgar a primeira lista de selecionados para a programação deste ano. Nesta chamada, aqui para a nossa região, foram selecionados 10 projetos para o Centro Cultural Humberto Mauro e o Anfiteatro Ivan Müller Botelho em Cataguases (MG).
 
– A primeira chamada pública do nosso primeiro edital de ocupação estruturada foi uma agradável surpresa, pois descobrimos projetos com uma grande variedade cultural e de ideias. Todos têm em comum a questão da diversidade, a democratização do acesso e a valorização da produção regional. Temos grandes expectativas, pois os primeiros selecionados chamaram a atenção pela qualidade técnica e estética, e pela vontade dos produtores de participar e estar dentro dos centros culturais – conta Delania Cavalcante, coordenadora de investimento social do Grupo Energisa.
 
Um dos projetos selecionados para Cataguases é a peça teatral Dasdô e Imaculada, encenada por dois atores locais que retornam aos palcos. Dasdô e Imaculada é uma comédia de costumes criada por Marco Andrade e Carlos Augusto Martins. Encenada pela primeira vez há 35 anos, a peça volta à cidade em um novo episódio: o retorno das lavadeiras Dasdô e Imaculada contando suas desventuras no Rio de Janeiro e em Ribeirão Preto. Além do texto inteligente e bem-humorado, o espetáculo também conta com improvisação e participação da plateia.

 
Edital de ocupação segue aberto para novos projetos
O edital de ocupação dos espaços também deixou excelente impressão nos participantes, tanto pela importância desses centros culturais para suas cidades e regiões, quanto pela facilidade na inscrição e boa comunicação com o time da Energisa.
 
– Vale dizer que foi um edital muito simples de participar, com o pessoal da Energisa sempre solícito, respondendo a gente. Um edital que permite que produtores locais ocupem esse importante espaço cultural da cidade – comemorou Adriana Soares, diretora da mostra de um dos projetos selecionados em João Pessoa.
 
O edital segue aberto durante todo o ano de 2024, com chamadas trimestrais. Artistas e produtores podem enviar seus projetos a qualquer momento. Mesmo quem não for selecionado receberá um e-mail resposta informando o motivo da recusa e pode participar das próximas chamadas.
 
– Espero que a segunda chamada, que ocorrerá em abril, traga coisas completamente diferentes, pois é isso que buscamos. Não é uma programação pré-definida, mas sim uma que desejamos que surpreenda tanto a mim quanto ao público. Acredito que teremos coisas muito interessantes nessa chamada e que mais projetos sejam submetidos – comemora Delania.
 
Para se inscrever, basta ler atentamente ao Edital 001/24 e seus anexos, preencher o Formulário de Inscrição e enviar a documentação necessária. Em caso de dúvidas é possível consultar o FAQ ou enviar um e-mail para o espaço que deseja realiza seu projeto.  
 
Serviço:
Edital de seleção de ocupação gratuita dos centros culturais 2024
 
  • Período de inscrição: ao longo de 2024
  • Divulgação de selecionados: 30/04, 30/07 e 30/10/2024.
  • Inscrições: através do preenchimento deste formulário
  • Regulamento: confira o edital completo
 
E tem muito mais na área cultural – ‘O Seminário Painel Estético - Que Quadro é Esse?’ está com todas as inscrições preenchidas. A ação vai promover audições para o longa-metragem ‘Primeira Lei’, de Murillo Azevedo, que terá locações em Nova Friburgo (RJ) e Cataguases (MG). Para quem se inscreveu, as audições em Cataguases serão nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Centro Cultural Humberto Mauro, das 19h30 às 21h30.

O conteúdo do seminário tem como foco central prover a capacidade de análise crítica acerca de um estilo semiótico pela narrativa e linguagem aplicada à poética do cinema a partir das referências analisadas para compor a construção da obra, que será dirigida por Murillo. O evento, promovido pela Energisa e com o apoio do Polo Audiovisual Zona da Mata, tem como proposta encontrar profissionais para trabalhar nas áreas de fotografia, assistente de direção, cenografia e arte, figurino e elenco.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »