08/03/2024 às 07h15min - Atualizada em 08/03/2024 às 07h15min

Prefeitura inaugura reforma da praça Carlos Luz Meneghitti

Luciano Baía Meneghite com informações de Luiz Otávio Meneghite e Assesoria de Imprensa da Prefeitura
Autoridades e familiares no descerramento da placa de inauguração (Foto: João Gabriel Baía Meneghite)
Foi realizada no início da noite desta quinta-feira,07/03, a tão esperada inauguração da reforma da Praça Carlos Luz Meneghitti, no Conjunto Habitacional Maria Guimarães França, popularmente conhecido como Cohab Velha no alto dos Pirineus.

A revitalização do espaço era uma antiga reivindicação dos moradores. Inúmeras foram as matérias publicadas pelo jornal Leopoldinense cobrando sua realização. Outros órgãos de imprensa também falaram a respeito. Cobranças e indicações a favor da recuperação do local foram feitas pelos vereadores Rodrigo Pimentel, Carlos André, Gilmar Pimentel, José Augusto Cabral, além do vice-prefeito e morador do bairro Totonho Pimentel.

A obra agora realizada foi praticamente uma reconstrução, já que o piso foi todo refeito, uma nova quadra esportiva foi construída no local da antiga, novos bancos, iluminação em LED e parquinho instalados, além do paisagismo.

A praça

Desde a construção e entrega das 100 casas do Conjunto Habitacional da COHAB em 1976, foi reservado o espaço para futura construção da praça. Sua denominação veio através da lei n°1.617 de 13/06/1983 de autoria do vereador Vicente Thomaz Schettino, homenageando Carlos Luz Meneghitti, um jovem leopoldinense que faleceu aos 19 anos quando servia ao Exército.

Sua construção demorou a sair do papel. No segundo governo Osmar Lacerda França(1982-1988) foi iniciada, mas logo paralisada. No primeiro governo Márcio Freire (1989-1992) foi realizada terraplanagem do terreno, mas a obra foi realizada em 2006 durante o terceiro governo Zé Roberto (2005-2008). O espaço, no entanto, não chegou a ser inaugurado e sempre careceu de maior atenção. A maior parte das árvores, por exemplo, foram plantadas por voluntários como o empresário Fernando Brandão (Sol& Neve) e o dentista Joaquim Pacheco “Quinzinho” entre outros.
  
Quem foi Carlos Luz Meneghitti

Carlos Luz Meneghitti, o “Carlu” como era mais conhecido, era o sétimo, dos nove filhos do construtor João Meneghite e da operária da fábrica de tecidos e dona de casa Maria Nazareth Sodré Meneghite. Nasceu em 21 de abril de 1961. Irmão de Luiz Otávio, Terezinha de Jesus, Fátima Lúcia, Rogério José, Isabel Cristina, Geovane Batista, Maria Tereza e Guilherme José.
 
Quando servia ao Exército em Juiz de Fora, ficou preso em uma queimada no campo. Internado por dias com cerca de 90% do corpo queimado, veio a falecer em 17/10/1980 aos 19 anos. Sua morte causou grande comoção na cidade tendo sido sepultado com honras militares no Cemitério N.S. do Carmo em Leopoldina.

Em sua curta vida, Carlu não teve tempo de realizar ou participar de grandes feitos, mas deixou seu exemplo como um jovem estudioso, sonhador e querido de todos que o conheceram.  

A Cerimônia


O prefeito Pedro Augusto durante seu discurso. 
(Foto: João Gabriel Baía Meneghite)


Com um bom número de moradores presentes, a inauguração contou com presença de vereadores e secretários municipais. A apresentação ficou a cargo da jornalista e assessora de Imprensa Fernanda Espíndola. A cerimônia foi iniciada com apresentação da fanfarra da Escola Municipal Osmar Lacerda França.

Falaram em nome da família do homenageado a bancária e comerciante aposentada Izabel Cristina Meneghiti Abrahim que lembrou qualidades do irmão Carlos Luz. O funcionário aposentado da Prefeitura e jornalista Luiz Otávio Meneghite, seu irmão mais velho, fez um retrospecto sobre Carlos Luz e a praça, agradecendo à Prefeitura pela revitalização do local. 

Estiveram presentes também os irmãos, Fátima, Rogério e Maria Tereza entre outros familiares.


O vereador Gilmar Pimentel falou também da ligação de sua família com o bairro e da importância da obra.

Finalizando a cerimônia o prefeito Pedro Augusto falou da alegria em poder entregar mais um espaço público recuperado por sua administração e   comprometeu-se na recuperação da praça Luiz Fernando Furtado “Careca”, também localizada no bairro, a partir de uma ideia de pintura de um grande painel apresentada a ele por mim, Luciano, sem custos de mão de obra.
 

O jornalista Luiz Otávio Meneghite, editor do jornal Leopoldinense, irmão mais velho do homenageado e morador há 47 anos do bairro agradeceu à administração municipal pela revitalização do local . (Foto: PML)
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »