11/03/2024 às 19h19min - Atualizada em 11/03/2024 às 19h19min

EcoRodovias quer 50% de mulheres em posições de liderança até 2030

Companhia promove capacitação em busca de promoções e já conta com 30% de lideranças femininas em seu quadro

Suzana Moura
Ecoponte
Patrícia
A EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura do país, planeja chegar em 2030 com metade do seu quadro de lideranças ocupados por mulheres. A companhia fechou 2023 com 30% de lideranças femininas. Quando considerada apenas a alta liderança (gerentes e diretoras), o índice é de 24%, número 3% acima do ano anterior. A meta é um dos dez pilares da Agenda ESG 2030 da companhia que será divulgada nas próximas semanas.
 
“Estamos investindo na capacitação das colaboradoras do grupo com programas de impulsionamento de carreira. Claro que novas contratações sempre vão acontecer, até pela fase de crescimento do grupo, mas focamos muito em abrir oportunidades para a promoções internas”, esclarece Aline Sitta de Assis Sant’Anna, gerente de desenvolvimento organizacional na EcoRodovias.
 
Entre as iniciativas, a EcoRodovias promoveu, em 2023, o Programa Aceleração de Mulheres, que visa desenvolver e empoderar suas colaboradoras na busca pelo crescimento profissional. A trilha de aprendizagem incluiu encontros para o aperfeiçoamento de soft skills como auto liderança, pensamento crítico e comunicação consciente, além de mentoria de carreira com gerentes para as analistas sênior e especialistas participantes do programa de aceleração. Entre as inscritas, 11 foram promovidas.
 
Na EcoRioMinas, a situação não é diferente e a concessionária dispõe de mais de 330 mulheres trabalhando, um quantitativo de 53 % do efetivo.
 
Caminhando para a meta do Grupo Ecorodovias, a concessionária dispõe de diversas mulheres em cargos de liderança como a Patricia Rodrigues, Supervisora de Arrecadação do trecho de Minas Gerais e faz parte do Grupo há 9 anos.
 
“Me sinto reconhecida e muito feliz em desempenhar o papel da supervisão, em um trecho tão longo e desafiador. Administro mais de 190 colaboradores diretos e é muito gratificante e engrandecedor participar de um Grupo que promove a inclusão e colabora com o nosso crescimento”, conta Patricia.
 
Trabalhando em concessão de rodovias desde 2012, a operadora do Centro de Controle Operacional, Ingrid Costa, foi a primeira mulher no setor.
 
“A EcoRioMinas me deu a oportunidade de mudança que nunca havia conseguido. Minha rotina é bem agitada, acionamos e acompanhamos as equipes nos atendimentos na rodovia e fornecemos todo o suporte para o usuário, alinhando trabalho em equipe, menor tempo de atendimento, agilidade e segurança. Nunca desista dos seus sonhos, acredite em si mesmo e tudo será possível”, comemora.
 
Mulheres 50+

A empresa irá dedicar vagas de operações em algumas de suas unidades para mulheres com mais de 50 anos, em uma ação afirmativa que poderá ser oportunidade de recolocação e retorno ao mercado. “Notamos que, em algumas concessões, estamos tendo muito sucesso em contratação de mulheres mais maduras, principalmente em relação ao comprometimento com suas funções e envolvimento com os objetivos da companhia. Então esse será outro foco do nosso time de recrutamento e seleção”, diz Aline.
 
Mês da Mulher

Durante este mês de março, cada uma das 11 concessões da EcoRodovias irá promover uma programação específica para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). As ações incluem rodas de conversa, letramento, palestras e encontros, sempre enfatizando a importância do tema para a companhia.
 
A companhia também já programou, para este ano, um programa de capacitação de colaboradores homens para torná-los aliados no desenvolvimento das colegas mulheres, com o objetivo de acelerar, ainda mais, a fomentação de lideranças femininas. Em paralelo, a EcoRodovias dá andamento ao seu Programa de Trainee que, este ano, tem foco nos pilares de raça e gênero com seis mulheres negras entre os dez profissionais selecionados para atuar em áreas estratégicas de negócio.
 
DE&I na EcoRodovias

Para ampliar a diversidade, equidade e inclusão na empresa, a EcoRodovias mantém grupo de trabalho com líderes da alta gestão e colaboradores que representam cinco frentes de atuação: mulheres, LGBTQIAP+, raça, PcD e, mais recentemente, convívio de gerações (pessoas 50+). A empresa realiza uma agenda intensa de campanhas internas, palestras, mentorias, treinamentos e rodas de conversa, inclusive entre colaboradores do RH e líderes que participam de contratações, além de ser signatária do “Livres e Iguais”, campanha global da ONU que tem o objetivo de lutar contra a homofobia e transfobia, promovendo direitos iguais e tratamento justo para pessoas LGBTQIAP+.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »