30/03/2024 às 12h15min - Atualizada em 30/03/2024 às 12h15min

Queijinho comemora inclusão de Leopoldina no PAC da Saúde com UBS no bairro Imperador

Luiz Otávio Meneghite
O vereador Queijinho e a deputada Federal Ana Pimentel (Divulgação)
O Vereador Marcos Vinícius Pereira Costa Lima, popularmente conhecido como ‘Queijinho’ está comemorando a inclusão de Leopoldina no Novo PAC da Saúde -Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, com recursos da ordem de R$2.012.825,58 que serão destinados à construção de uma Unidade Básica de Saúde na Avenida Agnelo Corrêa do Bem nº 381, no bairro Imperador, em Leopoldina.

De acordo com o vereador a Unidade Básica de Saúde a ser construída beneficiará também moradores do bairro Solar e parte do São Cristóvão que passarão a ser atendidos com a expansão da cobertura pela Atenção Primária do SUS, desafogando outras UBS do Complexo do Bela Vista cuja população é superior à de vários municípios do entorno de Leopoldina.

A UBS em tela consta entre várias reivindicações levadas pessoalmente pelo vereador Queijinho a Brasília, entre elas a Indicação  nº 164/2021 feita por ele na Câmara Municipal de Leopoldina em 2021. O terreno escolhido mede 1.474 m2 e pertence ao patrimônio municipal de Leopoldina tendo sido sugerido pelo Pastor da Igreja Metodista Ortodoxa José Geraldo dos Santos ‘Ladim’, segundo o parlamentar.

O comunicado do benefício foi divulgado oficialmente pelo Ministério da Saúde no dia 19 de março de 2024 e beneficia 1.500 municípios brasileiros, sendo 202 em Minas Gerais, entre eles Leopoldina.

Queijinho fez questão de ressaltar o apoio encontrado em Brasília junto aos funcionários  do Ministério da Saúde Fábio Renato de Souza Diehl e Wellington Pereira e sua equipe, e  da deputada Federal Ana Pimentel e os funcionários de seu gabinete na Câmara dos Deputados, que deram todo o suporte para que o pleito alcançasse êxito.

Os critérios de seleção utilizados pelo Ministério da Saúde priorizaram maior vulnerabilidade socioeconômica do município; maiores vazios assistenciais na Atenção Primária; locais com menores índices de cobertura de Estratégia de Saúde da Família e adesão ao projeto arquitetônico de referência.

Com o investimento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde) e o anúncio da construção da nova UBS-Unidade Básica de Saúde em Leopoldina, o vereador Queijinho sente-se realizado e acredita que em breve poderá anunciar outros benefícios para Leopoldina nas áreas de Saúde e Educação, tão logo o Município oficialize o cadastro exigido pelo Governo Federal, pois a documentação completa acelera a execução do programa que causará grande impacto social.


O vereador Queijinho durante reunião em Brasília com Wellington Pereira
(Divulgação)

Fontes> Ministério da Saúde e Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »