07/01/2015 às 14h23min - Atualizada em 07/01/2015 às 14h23min

Membros do Conselho da Pessoa com Deficiência de Leopoldina tomam posse

O presidente do Conselho será o vereador Diego de Freitas Pereira, e vice-presidente, Aírton Duarte de Paula, representante das Associações de Moradores de Leopoldina.

O vereador Diego de Freitas Oliveira presidirá o Conselho.

A Secretaria Municipal de Assistência Social deu posse, nesta terça-feira (06), aos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Os integrantes atuarão na defesa dos direitos da pessoa com deficiência no Município de Leopoldina e foram empossados para um mandato de dois anos.

Membros do Conselho da Pessoa com Deficiência de Leopoldina tomam posse

A Secretária de Assistência Social de Leopoldina, Maria do Carmo, reafirmou o compromisso do Município de Leopoldina com as políticas de direitos humanos ressaltando algumas iniciativas já implementadas no sentido de promover a promoção, inclusão e inserção deste segmento como o BPC, que assegura uma renda mensal de um salário mínimo a pessoas com deficiência, o BPC na Escola visando identificar barreiras e dificuldades no acesso à escola, encontros com beneficiários e/famílias divulgando o BPC trabalho e as possibilidades de inserção ao mercado de trabalho com possibilidades de permanecer recebendo o BPC, iniciativa essa que aconteceu no município, contando com a participação de diversos segmentos da sociedade, visando sensibilizar as empresas que ainda não integralizaram a cota legal, bem como  promovendo alternativas para inserirem aprendizes com deficiência, por um período máximo de dois anos, para então serem contratados como trabalhadores definitivos.

Além disso, foi mencionado pela Secretária que no programa Minha Casa Minha Vida será dada prioridade ao percentual de famílias com pessoas com deficiência, visando garantir casa adaptadas a essas famílias.

Também foram citados neste primeiro encontro iniciativas como a Remédio em Casa, implementada pela Secretaria de Saúde, cuidados nas elaborações dos projetos de engenharia, obedecendo a acessibilidades nos prédios públicos, ofertas de serviços com um olhar diferenciado à esse segmento já iniciados pela Secretaria de Cultura, mas que ainda é necessário avançar na oferta de políticas públicas capazes de oferecer mais dignidade ao segmento, destacou a secretária.

Nesta primeira reunião já ficou deliberado a primeira composição da mesa diretora do conselho, tendo sido eleitos para presidente do conselho, o representante da Câmara Municipal de Leopoldina, o vereador Diego de Freitas Pereira, para vice-presidente o Sr. Aírton Duarte de Paula, representante das Associações de Moradores de Leopoldina em regular funcionamento, para 1º Secretário o Sr. Marcelo de Rezende, também representante das Associações de Moradores de Leopoldina , e para 2º Secretário o representante da Secretaria Municipal de Obras Miguel dos Santos Souza, ficando todos os conselheiros com a função de estudar e articular essas políticas públicas no âmbito municipal.

Com um primeiro encontro recheado de sugestões foram apresentadas pelos membros presentes diversas necessidades ainda existentes como estacionamentos específicos em algumas áreas da cidade, transportes coletivos ofertados de forma apropriada, dentre outros.

Fonte: Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »