08/03/2015 às 09h24min - Atualizada em 08/03/2015 às 09h24min

Hóspedes do Asilo Santo Antonio farão terapia com cães

A terapia com cães e outros animais de estimação não promete a cura de doenças, mas resulta em benefícios físicos e mentais para os pacientes que recebem visitas dos animais.

A convivência faz bem para os dois lados.

O Asilo Santo Antonio vai oferecer uma nova forma de distração aos seus internos: no sábado, 14 de março, a partir das 13h30min, acontece a terapia com utilização de cães. A informação é de Márcia Simone Guida Barbosa, com forte atuação voluntária na proteção de cães abandonados e recolhidos em Leopoldina. Segundo ela, esse evento está inserido num futuro projeto de convivência dos asilados com outras formas de terapia.

A idéia não é nova e em algumas cidades brasileiras e prática já é utilizada com sucesso como em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, onde um projeto denominado Cão Terapia, idealizado e criado por uma entidade chamada OBA-Organização Bem-Animal acontece desde 2007 em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. O projeto surgiu da necessidade de exercitar, distrair e socializar os animais retirados de maus-tratos e prepará-los para adoção. Segundo relatos, a experiência do contato com as pessoas é essencial para diminuir o trauma dos animais, que menos estressados e confiantes terão chance de serem acolhidos por uma boa família. Por outro lado, as pessoas se distraem com os animais oferecendo-lhes carinho. A convivência faz bem para os dois lados.

Nos Estados Unidos já é muito comum ver cachorro no hospital, e não esse trata de cachorrinhos doentes e acamados, mas sim de cachorros saudáveis que fazem visitas aos seus donos ou parentes queridos em hospitais e clínicas humanas. Esse método, chamado de “zooterapia” ou “terapia assistida por animais”, chegou ao Brasil por volta de 1997, e está fazendo um grande sucesso em alguns hospitais  hoje em dia.

Levar seu cachorro no hospital pode ajudar muito um parente, ou um amigo internado a ter sucesso no seu tratamento, seja ele qual for. Essa prática é muito utilizada em pacientes idosos, crianças, doentes mentais e pacientes com dificuldade motora. A terapia com cães e outros animais de estimação não promete a cura de doenças, mas resulta em benefícios físicos e mentais para os pacientes que recebem visitas dos animais.

Fontes: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorro-hospital/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »