25/09/2015 às 08h23min - Atualizada em 25/09/2015 às 08h23min

Agricultura Familiar em Leopoldina ganha assistência e parcerias produtivas

Serviços com o trator agrícola da Prefeitura serão realizados em todo o município de Leopoldina

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
A parceria garante alimento para o gado. (Foto: Kalon Moraes)

Pelo trabalho que vem sendo realizado no município de Leopoldina através da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e a EMATER, se percebe o respeito pelas famílias que vivem na Zona Rural.

Depois de intensificar a manutenção das estradas principais de acesso aos distritos e comunidades rurais, a Prefeitura está tomando os cuidados necessários com o ensaibramento dos principais pontos críticos das mesmas e as instalações de alguns ‘mata-burros’ em pontos que estão melhorando a vida de muitos pequenos produtores.

Emater, Prefeitura e Conselho juntos na parceria

Para maior incentivo às famílias que de fato vivem no Campo e que realmente praticam a Agricultura Familiar, a parceria Prefeitura, Conselho e Emater está promovendo os serviços de aração e gradeação de solo em diversas propriedades rurais do município. “Quantas famílias estão sendo beneficiadas, eu não tenho ainda, mas a felicidade de quem está recebendo este benefício, já pude perceber”, disse o secretário Rogério Ladeira.

São inúmeras famílias rurais, beneficiadas com estes serviços do trator agrícola do município. Estes grupos de famílias rurais de pequenos produtores do nosso município, já vinham reivindicando esta assistência que foi firmada através desta importante parceria com o Conselho e a Emater. “Temos que aproveitar este apoio da Prefeitura e da Emater para mantermos esta nossa tradição e cultura rural, para continuarmos a desenvolver estes trabalhos para todos e de forma associativa com o pequeno produtor”, destacou Djanir Baqueiro – Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

  A patrulha rural mecanizada da Prefeitura continua na região do Triunfo no distrito de Providência, preparando o solo para que muitos pequenos produtores possam trabalhar a terra. “Uma hora de serviço de trator não fica barato, agora você imagina cinco ou dez horas de serviços. Nós somos pequenos produtores, eu, por exemplo, tenho 17 vacas em lactação com produção diária de 200 litros de leite em apenas dois alqueires de terra, não é muita coisa, mas estamos criando a família”, explicou David Lima Lanchine do Sítio Passa Tempo.

Outro beneficiado com estes serviços da Prefeitura, na Comunidade Rural do Triunfo é Dermeval Paranhos, do sítio São Francisco, que está preparando a terra para melhorar o trato do gado de leite, entre outras famílias daquela região, que também estão recebendo os benefícios da Patrulha Rural Mecanizada da Prefeitura.

Mais adiante, próximo à Comunidade de São Martinho, encontramos o casal Marlene e Adilson, que também estão recebendo a Patrulha Rural Mecanizada da Prefeitura, em sua propriedade. Marlene inclusive é uma atuante representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, naquela região de Providência e São Martinho.

Estes serviços com o trator agrícola da Prefeitura serão realizados em todo o município de Leopoldina. A princípio, o critério usado para definir o início dos trabalhos foi através de sorteio promovido pelos seguintes órgãos: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, EMATER e Secretaria de Agricultura do Município. Saindo da região de Providência e São Martinho, a Patrulha Rural Mecanizada da Prefeitura, irá atender a região de Abaíba e assim consecutivamente, obedecendo ao critério do sorteio por regiões.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina com fotos de Kalon Moraes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »