27/02/2016 às 10h19min - Atualizada em 27/02/2016 às 10h19min

Leopoldina ganha centro de reabilitação e farmácia com atendimento pelo SUS

Em dois dias o governo municipal entregou três melhoramentos na área de Saúde com homenagens cheias de emoção.

João Gabriel B. Meneghite

A Prefeitura Municipal de Leopoldina inaugurou na noite desta sexta-feira (26/02), dois empreendimentos ligados à área de Saúde. O primeiro foi a Farmácia de Minas, que distribui gratuitamente medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda inauguração da noite foi de um moderno Núcleo Integrado de Reabilitação, voltado a necessidades de pacientes que visam atingir seus objetivos funcionais e retomar suas rotinas,  familiar e de trabalho, com suporte de uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.  A unidade vai ofertar serviços de hidroterapia, pilates, fisioterapia e drenagem linfática entre outros ligados a reabilitação neurológica e ortopédica.

Esta é a terceira inauguração de um espaço público ligado à saúde nesta semana. No dia anterior, o prefeito José Roberto de Oliveira, inaugurou uma unidade do PSF I – Programa de Saúde da Família, localizado no bairro Quinta Residência, que levou o nome de Maria Expedita da Silva Cabral, antiga enfermeira do hospital (clique para ver).
Já a Farmácia de Minas, localizada na Rua Gustavo Barbosa de Miranda, na região da Praça da Bandeira, leva o nome da saudosa Maria Filomena de Oliveira, irmã do prefeito José Roberto, que trabalhou por muitos anos na Minas Caixa e na  AF-Administração Fazendária. Todo o setor de distribuição gratuita de medicamentos do município passará a funcionar no local, inclusive os profissionais, anteriormente lotados no PAM Benedito Valadares, passarão a trabalhar na Farmácia de Minas.

A última inauguração da noite aconteceu no centro da cidade, na Rua Presidente Carlos Luz, onde foi inaugurado o Núcleo Integrado de Reabilitação Dr. Nilo Luiz da Silva, homenagem ao médico ortopedista que dedicou 40 anos à medicina em Leopoldina. O saudoso Dr.Nilo foi casado com a professora Maria Aparecida Lintz Machado Silva, que esteve acompanhada de sua irmã Terezinha Lintz Guedes Machado, de sua filha Sabrina Reis e do genro José Ribeiro dos Reis Neto.
 
Estiveram presentes nas solenidades todo o secretariado do Poder Público Municipal, Poder Legislativo, representado pelos vereadores Edvaldo Franquido Donato do Vale, Kélvia Raquel Santos Ribeiro de Souza, Paulo Sérgio Celestino de Oliveira e  Helio Batista de Castro, além do deputado federal Marcos Pestana, familiares dos homenageados, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade leopoldinense.

O representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais Abel Alves Marcelo, ficou encantado com o que viu em Leopoldina: “Geralmente a iniciativa privada da exemplo ao Poder Público. Aqui vejo o contrário. Desconheço um serviço especializado deste ofertado pelo SUS”, comentou.

As homenagens foram repletas de momentos marcantes. Na inauguração da Farmácia de Minas, por exemplo, Dona Hermelinda Alvarez, mãe do prefeito, não conseguiu segurar a emoção ao ver a foto da filha Maria Filomena (Filó) afixada na parede, que faleceu em agosto 2013, dando um abraço forte em José Roberto. "Sua simplicidade era o seu maior segredo em cativar as pessoas", comentou Suely Oliveira Gonzaga, irmã da homenageada. "O seu sorriso era acolhedor", comentou Maria Adélia Pereira Ferraz, amiga de trabalho de Filó. 

 

Mais tarde, no Núcleo de Reabilitação, Maria Aparecida Lintz Guedes Machado Silva (Cidinha), comentou sobre a dedicação do Dr. Nilo Luiz da Silva à medicina e a forma alegre com que o seu marido atendia as pessoas. "Ele certamente estará dizendo: Muito obrigado meu amigo Dr. José Roberto pela homenagem". O médico Dr. Delano Carlos Carneiro, comentou que um dos maiores legados que o Dr. Nilo construiu em Leopoldina foi a sua família. O Dr. José Roberto se lembrou de uma ocasião em que foi levado por ele para o Rio de Janeiro, onde fez residência médica como cirurgião. Ele se lembrou do tempo em que observava os plantões do Dr. Nilo no Hospital Carlos Chagas. 

 

Maria Aparecida Lintz Guedes Machado Silva (Cidinha) ficou muito contente com a homenagem ao seu saudoso marido.

A secretária municipal de Saúde Lúcia Helena Fernandes da Gama, enalteceu os profissionais que irão trabalhar nas unidades de saúde inauguradas. Ela destacou a acessibilidade dos serviços às pessoas mais carentes. "Ficamos muito tristes quando este espaço tinha sido fechado, foi como se tirassem um filho da gente. Hoje fico muito feliz de ver todos esses serviços da área de saúde funcionando", comentou a secretária ao se lembrar que este mesmo espaço tinha sido inaugurado em 2008 e que não foi dado prosseguimento ao trabalho.


O prefeito José Roberto de Oliveira cumprimentando a Secretária de Saúde Lúcia Gama por sua dedicação ao cumprimento das metas para a área de saúde.

O Deputado Federal Marcos Pestana disse que as homenagens são um bom hábito de buscar na história  referências para cultivar o futuro. Pestana destacou os diversos projetos bem elaborados ligados à Leopoldina chegados em seu gabinete. "O José Roberto tem um poder de convencimento, que nós estamos sempre abraçando as suas idéias". O deputado também comentou sobre o seu descontentamento de ver uma unidade de saúde daquelas fechada. "Sempre quando vinha a Leopoldina e passava por essa região, ficava muito triste. Hoje estamos recuperando um investimento público". Marcos Pestana disse ainda que o Brasil atravessa um momento um momento de turbulência, onde as prefeituras não tem dinheiro para investir. Ele elogiou o cenário que se encontra o município de Leopoldina e que para que isto possa ser viabilizado é preciso de muito rigor e competência da administração pública.  Pestana destacou a importância do profissional farmacêutico e disse ter orgulho do ‘Farmácia de Minas’, implantado a época em que foi Secretário de Saúde. “Antes 432 municípios do Estado não tinha profissionais farmacêuticos. Atualmente todos os municípios conta com esses profissionais”, comentou o deputado.



O prefeito José Roberto de Oliveira também comentou sobre a situação do Núcleo Integrado, pedindo para que as pessoas, antes de criticar, deveriam ter visto como a situação era antes e como ficou. O prefeito destacou a modernidade do Núcleo e disse que se parece com centros modernos de reabilitação particulares.  "O espaço está aberto até mesmo para aqueles que têm convênios, mas que podem desfrutar de um serviço público e gratuito de qualidade", comentou. 








CONFIRA GALERIA DE FOTOS ABAIXO


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »