07/03/2016 às 09h06min - Atualizada em 07/03/2016 às 09h06min

Campanha 'Xô Dengue' é realizada no bairro Quinta Residência

Alunos da E.E.Omar Resende Peres viram multiplicadores no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

João Gabriel B. Meneghite
Um dos problemas mais complexos no que diz respeito ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças dengue, zika e chikungunya é a educação da população. Os governos, em todas as suas esferas, estão intensificando o combate através de diversas ações - a principal delas é o trabalho de conscientização da população, que em muitos casos, demonstram inércia em relação às suas responsabilidades. É comum identificar em toda comunidade leopoldinense vários focos de procriação do mosquito e, enquanto não houver uma conscientização de toda população, o problema será difícil de ser solucionado.
 
Mas a comunidade ganhou um forte aliado, pois as crianças de diversas escolas "compraram" a briga e estão dando uma lição em muitos adultos que continuam com péssimos hábitos, como o descarte de lixo em locais inadequados.
 
A E.E. Omar Resende Peres, localizada no bairro 5ª  Residência foi uma das instituições de ensino que abraçou a idéia de um trabalho de conscientização, fazendo com que a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti seja mais forte, com novos aliados: os alunos.

Segundo a diretora Rosimar Peixoto Cucco, o projeto 'Xô Dengue' foi trabalhado na escola ao longo de toda a semana, com a saída dos alunos pelo bairro, distribuindo panfletos, recolhendo objetos jogados em locais impróprios, eliminando alguns focos e fazendo visitas em residências.
 
Já na sexta-feira (04/03), uma passeata seria realizada pelas ruas do bairro, no entanto, devido às chuvas, esta foi cancelada. Com improviso e criatividade, foi realizada uma apresentação dos alunos na quadra coberta da escola, onde foram exibidos os cartazes trabalhados ao longo da semana. O servidor da escola Gilberto, interpretou o personagem do Aedes Aegypti e arrancou gargalhadas dos professores, dos alunos e de todos os presentes, com brincadeiras saudáveis, levando uma mensagem positiva para a criançada: "O combate ao mosquito depende de cada um de nós", finalizou Gilberto Camillo em sua apresentação.


O servidor da escola Gilberto Camillo em sua apresentação.


O aluno Aires Willian Raminundo Monteiro interpretando uma música de sua autoria. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »