07/04/2016 às 08h31min - Atualizada em 07/04/2016 às 08h31min

Fundação Hemominas convoca doadores de sangue em todo o estado

Prioridade é para as pessoas que possuem RH Negativo e aquelas dos grupos “O” Positivo e “A” Positivo

As doações de sangue acontecem todas as quintas-feiras das 8 as 16h no Polo de Saúde Agostinho Pestana, que fica localizado no prédio em frente ao hospital de Leopoldina.
A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, especialmente os que possuem RH Negativo (“O” Neg; “A” Neg; “B” Neg e “AB” Neg), e aqueles dos grupos “O” Positivo e “A” Positivo. Esses grupos sanguíneos apresentaram, nos últimos dias, queda nos estoques que chega a mais de 20% em todo o estado. Isso mostra que voluntários com esses grupos sanguíneos não têm comparecido nas unidades da Hemominas, comprometendo o número estratégico de hemocomponentes para atender a demanda de pacientes que necessitam.

Agendamento de doações

Os candidatos à doação devem agendar seu comparecimento pelo site, no agendamento online, ou pelo telefone 155, opção 8, sem custos ao cidadão em qualquer cidade do estado, escolhendo o dia e o horário mais apropriado para seu conforto. O call center recebe ligações das 7h até 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7s até 19h (ligação sem custos para o cidadão). Esse agendamento prévio para a doação de sangue é muito importante e ajuda a distribuir as doações ao longo dos horários durante o dia e durante um período maior (de até 10 dias da ligação), fazendo com que as bolsas de sangue vençam em datas diferentes. Esse procedimento melhora a agilidade no atendimento ao doador quando comparece à unidade da Hemominas e também melhora a oferta de estoques aos pacientes, pois os hemocomponentes (produtos feitos a partir da bolsa de sangue total) ficam com prazos de validade diferentes, melhorando seu uso em transfusões (plaquetas duram cinco dias e hemácias duram cerca de 35 dias).

Dengue, Zika e Chikungunya

Ao apresentar sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya, o candidato fica inapto e não pode realizar a doação. Ele será considerado apto a doar novamente 30 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 – opção 8 ou clique aqui.

PACE – HEMOMINAS de Leopoldina faz coletas às quintas-feiras

Desde sua primeira coleta no dia 10 de setembro de 2015, o PACE HEMOMINAS Leopoldina vem superando expectativas com uma repercussão cada vez maior na região. A boa aceitação da população tem contribuído bastante para um número cada vez maior de doadores. Quando se olha pelo prisma de que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, esse número se eleva ainda mais. Em menos de quatro meses, cerca de cinco mil vidas foram salvas. A doação de sangue é um ato de amor e generosidade com o próximo. O sangue é um remédio que não conseguimos comprar em uma farmácia, não existe nenhuma substância que substitua o sangue. A única forma de consegui-lo é através da doação. Muitas pessoas encontravam dificuldades quanto ao deslocamento para realizar as doações, pois o local mais próximo era Além Paraíba. A boa localização de Leopoldina facilitou muito o acesso e deslocamento das populações vizinhas.

Vale ressaltar que os homens podem doar de dois em dois meses e as mulheres de três em três meses. Para doar sangue não precisa estar em jejum e é importante uma boa hidratação, tanto no dia da doação como no que antecede. As doações de sangue acontecem todas as quintas-feiras das 8 as 16h no Polo de Saúde Agostinho Pestana, que fica localizado no prédio em frente ao hospital de Leopoldina.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »