21/12/2016 às 09h48min - Atualizada em 21/12/2016 às 09h48min

Carlos Francisco Levate da Fazenda Pedaço do Céu é parceiro das Fazendas do BASA

“Produção de Girolando Plus do BASA cresce e a Zona da Mata Mineira, volta a ser referência no Cenário da Pecuária Leiteira”

Kalon Moraes
Fazer um rebanho bovino leiteiro em nossa região, até pouco tempo, era uma tarefa árdua, principalmente porque requer credibilidade e a busca incessante por matrizes de qualidade comprovada, entre outros requisitos.

   Partindo deste princípio, o empresário Carlos Francisco Levate, empresário do ramo de Livraria e Papelaria, proprietário da Fazenda Pedaço do Céu, localizada no município de Muriaé, no distrito de Macuco, foi buscar na parceria com a Rede Gado Bom do BASA, a realização deste trabalho.
     
Na atividade rural desde 2001, seu foco principal desde o início foi optar pela produção e recria de bezerras. Para o produtor rural Carlos Levate, para quem quer iniciar na atividade, precisa entender a necessidade de buscar qualidade desde o início. Fazer visitas, conhecer o rebanho, a estrutura por trás dos animais, realizar estudos e pesquisas, verificar a viabilidade econômica do negócio. Para daí, desenvolver sua atividade com total segurança e com as mais modernas tecnologias que o mercado exige. Na parceria com a Rede Gado Bom do BASA, você encontra tudo isso, e mais o profissionalismo de ponta da Equipe BASA, que já é sucesso em vários estados e municípios brasileiros.

 Num bate papo com o empresário e produtor rural Carlos Levate, o mesmo nos revela que a escolha pela “genética do BASA” foi devido a busca constante de sua Equipe Técnica, pelo aperfeiçoamento da biotecnologia reprodutiva de seu rebanho, que é sem dúvida um dos mais completos do país.

"O agronegócio, assim como o setor produtivo do leite, tem uma oportunidade única para consolidar sua posição de vanguarda em âmbito mundial. Precisamos nos preparar para aproveitar esta oportunidade, investindo em infraestrutura, logística e melhoramento genético do nosso rebanho, ai nos tornaremos competitivos".
 
Porque a escolha desta raça, a parceria com a Rede de Gado Bom das Fazendas do Basa e desde quando?
Além de ser uma raça de muito apelo comercial, pela fertilidade e rusticidade, os animais da raça Girolando são excelentes produtoras de leite. A parceria foi um grande avanço genético e comercial para nosso plantel, iniciada em 2011 os resultados logo vieram, sendo comprovados nos últimos leilões do Basa, onde vendemos animais para muitas regiões do Brasil com excelentes preços e com 100% de liquidez.
 
Quantos animais essa parceria já produziu e qual a média de produtividade desses animais com base genética BASA?
Temos uns 30 animais da parceria, animais esses com lactação acima de 25 litros em primeiro parto.
 
É possível fazer uma comparação de antes e depois da produção de animais com a genética do Basa?
Sim, houve uma melhora genética muito grande no plantel, acarretando no aumento da produção e com isso melhor lucratividade da atividade e dos animais.
 
O que se destaca no trabalho realizado pelas Fazendas do Basa, com base somente nas doadoras Gir Leiteiro com lactações reais expressivas, aferidas oficialmente e de famílias muito consistentes?
A busca incessante pelos melhores acasalamentos, e a consistência genética, que faz do plantel Basa, um dos melhores e mais completo do Brasil.
 
E quanto ao mercado, como o senhor analisa o comportamento da economia em relação a cadeia produtiva do leite?
O governo brasileiro não incentiva o produtor a produzir leite, deixando que a produtividade seja muito abaixo em relação a outros países, em que se tem melhores políticas de incentivo a produção. Essa falta de estimula por parte de nossos governantes, está fazendo com que muitos destes produtores, desistam da atividade.
 
É possível melhorar as políticas públicas de incentivo ao produtor rural?
Sim, fazendo programas de incentivo, contribuindo com melhoramento genético, nutricional e sanitário do rebanho, pois isto é muito caro para o pequeno e médio produtor.
 
Em relação a economia da sua cidade, esse trabalho realizado em parceria com as Fazendas do Basa, alterou positivamente? As bezerras têm boa liquidez?
Com a parceria através da Rede de Gado Bom do BASA, muitos produtores já estão produzindo esses animais diferenciados, e tendo total liquidez de seus produtos.
 
No seu ponto de vista, existe um diferencial entre as Fazendas do Basa, em relação a outras propriedades que já visitou?
Sem dúvidas, além da questão do melhoramento genético, as Fazendas do Basa, dispõe de uma equipe técnica e muito bem preparada, o que nos garante a confiança necessária para adquirir o que há de melhor em genética bovina de leite.
 
Fala-se muito que a economia deve voltar a crescer, o senhor acredita que o agronegócio seja um dos setores que dará alento a esse crescimento?
O agronegócio hoje é o setor que mais se esforça para ajudar o Brasil nesse momento de crise e, com certeza, vai dar o suporte necessário para que a economia volte a crescer.
 
Ao escolher o Programa Rede Gado Bom do Basa, o senhor demonstrou confiança na competência da equipe técnica das Fazendas do Basa, foi difícil tomar essa decisão?
Não, porque já sabendo da capacidade dos profissionais da Equipe do BASA, da competência e visão privilegiada do Sr. Evandro, foi uma decisão correta.
 
O que o senhor diria a futuros parceiros do Programa Rede Gado Bom das Fazendas do Basa?
Para acreditarem na parceria, e apostar nos bons resultados, pois estarão no caminho certo. 
 
    Sentimos muito honrados com essa parceria da Rede Gado Bom do BASA, pois além de termos acesso a melhor genética, conseguimos divulgar nosso rebanho para várias partes do país, através do trabalho de melhoramento genético consistente realizado nas Fazendas do BASA.
 
Seja você também um PARCEIRO das Fazendas do BASA - LIGUE (32) 3441-6001 Agende uma visita!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »