29/04/2014 às 21h36min - Atualizada em 29/04/2014 às 21h36min

Algumas doenças que podem afetar a Coluna Vertebral

Grande parte dos indivíduos a partir dos 40 anos desenvolve algum tipo de problema de coluna

Autor

A coluna vertebral do ser humano geralmente é composta por 33 vértebras e se divide em 5 partes: cervical, torácica, lombar, sacral e coccígena. Ela tem várias funções, como por exemplo, sustentar o corpo em posição ereta, permitir a movimentação do corpo em direções diferentes e proteger a medula espinhal.

   Grande parte dos indivíduos a partir dos 40 anos desenvolve algum tipo de problema de coluna, isso porque muitas vezes a pessoa não oferece a ela os cuidados de que necessita. Cada vez aumenta mais o número de pessoas obesas em nosso país, obesidade esta oriunda de um estilo de vida inadequado e gerador de doenças. O excesso de peso é prejudicial à coluna, pois aumenta o impacto sobre ela. A coluna do ser humano habitualmente não é prejudicada quando uma pessoa está com o peso corporal adequado. Mas a obesidade não é o único fator que pode originar doenças na coluna, pois a má postura ao praticar atividades físicas também pode.

   Várias são as doenças que podem afetar a coluna. A Osteofitose, ou doença do “bico de papagaio” é uma delas. Nesta doença, ocorre uma calcificação patológica na vértebra da coluna que lembra muito um bico de papagaio, que acaba pinçando nervos gerando dor local e que pode se irradiar para outros membros. Quando uma pessoa possui Osteofitose na coluna cervical, por exemplo, geralmente há um quadro de dor no pescoço e que pode se irradiar para os braços. Quando o “bico de papagaio” ocorre na coluna lombar, geralmente há dor na parte inferior das costas que pode se irradiar até chegar aos pés. Ao olhar a radiografia de uma pessoa com Osteofitose é possível observar as calcificações que ocorrem nas vértebras. Outra patologia muito comum na coluna é a Artrose. Esta doença, que de forma conservadora não pode ser curada, mas somente estabilizada ou retardada, também leva a dor semelhante aquela originada pelo “bico de papagaio”. De acordo com a região que afeta, a Artrose recebe um nome diferente. Quando ocorre na coluna cervical, recebe o nome de Cervicoartrose. Ainda há a Hérnia de Disco, que é a proeminência do disco presente entre as vértebras parecida com uma língua que pinça nervos gerando dor.

   Em muitos casos, quando a dor é insuportável, a pessoa que possui alguma patologia da coluna acaba recorrendo ao procedimento cirúrgico para aliviar tal quadro álgico. Mas na maioria das vezes, é possível obter resultados sensíveis através do tratamento conservador oferecido pela Fisioterapia. Várias técnicas como alongamentos e massagens somadas a uma boa orientação postural vão ajudar na redução da dor e na melhora da qualidade de vida da pessoa que apresenta problemas na coluna.

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »