09/04/2016 às 08h38min - Atualizada em 09/04/2016 às 08h38min

As visões poéticas: religiosa, lírica e satírica de Gregório de Matos Guerra

O  CANTINHO  POÉTICO  dedica seu espaço semanal a esse Poeta que oscilou entre dois planos , o sagrado e o profano em suas poesias  :  GREGÓRIO  DE  MATOS  GUERRA .  Seu estilo serviu-se dos mais variados procedimentos barrocos  , tendo sua produção poética distribuída entre três eixos temáticos     : o  RELIGIOSO , o  LÍRICO  e o  SATÍRICO .  No aspecto  religioso ,  o Poeta , em suas poesias , assume como ser pecador , manifestando seu arrependimento e mostrando-se digno de um pedido de perdão .  Em seu eixo  lírico , há uma preocupação , de ordem filosófica , com a efemeridade das coisas e da vida e a temática amorosa da elevação figurada na imagem da mulher , associando-a ora à divindade , ora a elementos da natureza . No eixo  satírico , direciona  suas críticas  à sociedade baiana , em seus mais variados estratos sociais . Em virtude desse modelo crítico de mal-dizer , teve a alcunha de  “ BOCA  DO  INFERNO  “ .

O  CANTINHO  POÉTICO  passa agora apresentar algumas criações magníficas da galeria de seus poemas . Mostraremos  , inicialmente , as produções cujos temas versam sobre a religiosidade .






Passemos neste instante  às poesias líricas de Gregório de Matos , onde expressa toda uma linda carga emotiva valorizando o aspecto lírico –amoroso e descrendo a natureza com presteza e carinho .



Demonstraremos agora o eixo temático satírico de Gregório de  Matos .  Sem nenhum pudor,   o Poeta expõe o comportamento do  homem político  e critica a sociedade da época em seus poemas satíricos , sempre sobressaindo uma ironia ou uma crítica social .





Na mais pura manifestação poética do Barroco Brasileiro , está contida a imagem desse Poeta que soube expressar em várias tipologias temáticas o conflito entre o sagrado e o profano , o sublime e o grotesco , a elevação espiritual e a vulgaridade , o amor puro e o pecado , a busca de Deus e as solicitações terrenas ., processos de que é fértil o barroquismo e que foram usados por Gregório de Matos para a construção de seu  belo acervo poético .
 
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »