27/05/2014 às 09h55min - Atualizada em 27/05/2014 às 09h55min

Dicas para cuidar da saúde durante o frio

Dicas para cuidar da saúde durante o frio

Autor

*Rogério Resende Scoralick

*(Graduado em Fisioterapia, Pós-Graduado em Geriatria e Gerontologia e Pós-Graduado em Ciências Políticas.)

   Com a chegada do frio várias são as alterações que ocorrem no organismo humano devido a queda da temperatura. O apetite, por exemplo, aumenta em decorrência da necessidade do corpo de manter sua temperatura constante em meio à queda da temperatura do ambiente. Como os alimentos são fontes indispensáveis de energia para a produção de calor corporal, é este um dos recursos utilizados pelo organismo para conservar a temperatura constante.

   Quanto mais baixa estiver a temperatura do ambiente maior é a vasoconstrição periférica, ou seja, o processo pelo qual os vasos sanguíneos das partes periféricas do organismo se estreitam, concentrando maior quantidade de sangue nos órgãos vitais, que são: cérebro, coração, pulmões, rins e fígado. Um exemplo clássico para ilustrar isto é o dos alpinistas que muitas vezes perdem os dedos das mãos ou dos pés devido ao processo de vasoconstrição periférica decorrente das baixas temperaturas enfrentadas em montanhas congeladas.

   Com o frio também surgem várias doenças respiratórias, desde o resfriado até problemas pulmonares mais sérios. Por isso é importante aquecer o corpo para a conservação de calor e da circulação sanguínea periférica, mas o aquecimento do ambiente não pode impedir que o ar circule. Ambientes fechados em tempo de frio é um convite para a transmissão de doenças respiratórias como a gripe e o resfriado. Vale ressaltar que essas condições patológicas apresentam sintomas diferentes. Na gripe a pessoa sente dor no corpo e no resfriado não, mas tanto para a gripe quanto para o resfriado é indicado o consumo de vitamina C e o repouso. A vitamina C é ofertada em quantidades consideráveis em frutas como o limão, a acerola e a laranja.

   Para as pessoas que apresentam congestionamento nasal ou dor de garganta durante o frio é indicado tomar líquidos quentes, como o leite e o chá quentes. Uma canja de galinha quente no tempo de frio é importante para curar a dor de garganta além de favorecer a eliminação de secreções, sem contar que previne e cura a tosse.

   O consumo de líquidos como água e sucos é bem menor no frio que no calor, mas é importante manter-se hidratado uma vez que grande quantidade de líquido é utilizada no processo respiratório. Fazer exercícios físicos em todas as épocas, seja no frio ou calor, é muito importante, para manter ou conquistar uma boa saúde cardíaca. É importante ressaltar que no inverno a incidência de infartos no miocárdio é muito grande, principalmente devido à maior concentração de sangue nos órgãos vitais, como é o caso do coração.

   Algumas medidas profiláticas simples e eficazes podem ser adotadas durante o inverno para garantir a saúde. Usar roupas de tecidos mais pesados e de cores mais escuras ajuda a isolar o corpo da temperatura ambiente. Usar sandálias de borracha durante o banho impede a entrada do frio pelos pés. Em caso de resfriado é fundamental optar por lenços de papel descartável, pois ao utilizar o lenço de pano a pessoa pode reinalar microorganismos causadores de doenças.

   Uma das descrições de saúde é a capacidade do organismo de se adaptar às diversas alterações que ocorrem no ambiente em que a pessoa vive. A alterãção climática é algo inevitável e o fundamental é que cada um procure tomar as medidas necessárias para favorecer seu organismo neste processo adaptativo.

 

 

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