27/06/2019 às 16h33min - Atualizada em 27/06/2019 às 16h33min

Estudantes visitam Câmara e são recebidos pelo Presidente Waldair Costa e demais vereadores

Grupos de alunos da Escola Estadual Luiz Salgado Lima conheceram o funcionamento do Poder Legislativo. Na véspera, alunos da Doctum também conheceram o funcionamento da Câmara.

Alunos da Escola Luiz Salgado Lima na Câmara
A Câmara Municipal de Leopoldina recebeu na noite de 17 de junho de 2019, a visita de um grupo de alunos da Faculdade Doctum. Cerca de 30 estudantes do curso de Direito foram recepcionados pelo presidente do Legislativo, Waldair Barbosa Costa e pelos demais vereadores,  acompanhados pelo Diretor da Faculdade, Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, quando percorreram as dependências da sede da Câmara e conheceram um pouco sobre o processo legislativo em encontro com o Assessor Jurídico, Genovan Costa. Na avaliação do presidente do Legislativo, a visita foi muito importante. “É uma oportunidade para que os estudantes conheçam o funcionamento de uma Casa de Leis e repensem sua concepção sobre o papel dos políticos em geral”, salientou.
 

O Assessor Jurídico Genovan Costa explica aos alunos da Doctum o funcionamento da Câmara


No dia seguinte, 18 de junho, o plenário da Câmara se transformou, por algumas horas, numa sala de aula. Cerca de 29 alunos do 8ª ano da Escola Estadual Luiz Salgado Lima estiveram visitando a sede do Legislativo. Acompanhados pelo professor de História, Rodolfo Alves Pereira e pela supervisora Sônia Rodrigues Moraes, os alunos foram recebidos pelo presidente da Câmara e pelo Assessor Jurídico. Segundo o professor Rodolfo, a visita ao Legislativo integra o Projeto de Educação Fiscal que trata sobre orçamento e destinação das verbas públicas no município de Leopoldina. Neste sentido, Waldair Barbosa Costa e Genovan Costa foram questionados pelos alunos sobre os mais diversos temas. Muito curiosos, eles perguntaram sobre as funções da Câmara, jovem no mercado de trabalho, educação, coleta seletiva de lixo, violência, empoderamento da mulher, entre outros.
 

O Presidente Waldair Costa responde a pergunta dos alunos da Salgado Lima

O presidente do Legislativo elogiou a iniciativa da Escola Estadual Luiz Salgado Lima e afirmou que é fundamental estimular a participação de jovens na política. “Esse tipo de atividade tem um impacto positivo na formação dos jovens. É um incentivo para a criação de novos líderes”, frisou.
 
Em seguida aos questionamentos, foi realizada uma simulação de uma sessão ordinária da Câmara para que os alunos pudessem entender o processo legislativo. Quinze alunos foram convidados para serem vereadores, com direito à eleição para presidente. Na oportunidade tiveram a palavra livre para debater sobre diversos temas, demonstrando conhecimento sobre os problemas da cidade. Ao final, Waldair Costa elogiou o entusiasmo e a maturidade dos alunos durante as atividades, provando que os jovens podem fazer a diferença na sociedade. “Eles se mostraram muito politizados”. O presidente informou aos jovens que a Câmara Municipal estará sempre de portas abertas para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre os trabalhos legislativos. “É muito importante que os jovens tenham interesse pela política, pois o futuro político do município, estado e país passa por eles”, concluiu Waldair.
 
Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »