02/08/2019 às 21h37min - Atualizada em 05/08/2019 às 15h18min

Saúde Mental é pauta da 2ª Jornada da Saúde da Clínica +Vida

João Gabriel B. Meneghite
A Saúde Mental é um tema preocupante, uma vez que dados do Ministério do Trabalho indicam que aumentou de 4% para quase 5% do total de licenças-médicas. Doenças como transtorno de ansiedade e reação grave ao estresse tiveram um crescimento aproximado de 30%.
 
Transtornos mentais, psiquiátricos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, transtornos depressivos, de ansiedade e alimentares são situações recorrentes que estão deixando especialistas em estado de alerta.
 
A Clínica +VIDA, situada no município de Leopoldina, está investindo em ações de medicina preventiva, principalmente no que diz respeito à manutenção do bem-estar mental, que foi a temática de um evento que reuniu especialistas de diversas áreas para um ciclo de palestras na noite desta quinta-feira, 01 de agosto de 2019, no Salão Nobre da Casa de Caridade Leopoldinense.
 
O Dr. Luiz Augusto Cabral, diretor da Clínica +VIDA, disse que a primeira edição da Jornada de Saúde, realizada no ano passado, teve uma abordagem técnica, direcionada aos profissionais da saúde. Neste ano, as palestras foram adaptadas para uma linguagem didática, recebendo além de estudantes e profissionais da saúde, um público diversificado.
 
"É importante destacar que todo programa voltado à saúde mental e emocional deve ter suporte de uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas. Neste evento, especialistas de nossa clínica esclareceram as principais dificuldades e cuidados que devemos tomar, demonstrando a disponibilidade desses serviços capazes de apoiá-los, para que possam lidar com o estresse diário e as dificuldades emocionais", comentou.
 
O administrador da Casa de Caridade Leopoldinense Wolney Aguiar deu boas vindas ao público, elogiando a iniciativa do projeto de educação continuada da clínica, agregando conhecimentos com um assunto que é pertinente a todos.
Wolney Aguiar, administrador da Casa de Caridade Leopoldinense, parceira do evento.
 
Em seguida, o psicólogo Lisângelo Coimbra falou sobre ‘Depressão: quando a tristeza não passa’, explicando detalhes de tristeza e depressão. Ele é responsável técnico da Comunidade Terapêutica Levanta de Novo, coordenador do projeto social Levant’Arte para mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialista em dependência química, saúde mental e transtornos do humor. Atende na Clínica + VIDA e pela Prefeitura de Leopoldina.
O psicólogo Lisângelo Coimbra
 
Já o gastroenterologista Dr. Luiz Augusto Cabral abordou o tema ‘Intestino, seu segundo cérebro’, comentando sobre os tratamentos das doenças gastrointestinais e alguns aspectos relacionados à parte neurológica e psiquiátrica. Ele é médico gastroenterologista, pós-graduado em Endoscopia Digestiva, especializado em Motilidade Digestiva e Esôfago. Tem atuação nas áreas de endoscopia digestiva e motilidade digestiva nas cidades de Leopoldina (Clínica + Vida), de Cataguases (Clínica São Bento) e de Juiz de Fora (Endogastro - Centro Médico Monte Sinai, Hospital, Maternidade Terezinha de Jesus e Acispes).
O gastroenterologista Dr. Luiz Augusto Cabral 

Já o Dr. Murilo Possani falou sobre o ‘Sono e suas conseqüências no dia a dia’, mostrando o que a falta do sono pode acarretar no organismo e comportamento de um indivíduo. Ele é médico com especialização em neurologia responsável pela APAE de Cataguases, intervencionista do Posto Avançado do SAMU de Leopoldina, encefalografia pela Neuroap RJ e atende consultas de neurologia na Clínica +VIDA.
O neurologista Dr. Murilo Possani.

Por sua vez a acupunturista Thaís Amorim abordou o temaOs Benefícios da Medicina Alternativa para as Doenças Emocionais’, comentando sobre a ajuda dela para certas doenças, bem como os seus benefícios, principalmente para o emocional.  Ela é enfermeira hiperbarista, especialista em feridas e curativos pelo Núcleo de Ensino do Instituto Albert Einstein de São Paulo, pós-graduada em acupuntura sistêmica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde, Homeopata e Terapeuta em Florais. Atua como responsável técnica do Serviço de Endoscopia Digestiva na Clínica + VIDA.
A acupunturista Thaís Amorim

O encerramento do evento teve a participação especial do professor Anderson Vale, com um ‘Aulão de Yoga’. Ele é terapeuta holístico, Reikiano, instrutor de Yoga, Thai Yoga, massagem e Thai Herbal, atendendo no espaço Ganesha, em Leopoldina.


Além disso, no decorrer do evento, o público pode degustar dos produtos da Villa Granel e Café Caramelo, parceiros do evento.
Estande do Café Caramelo
Estande do Villa Granel

Também houve sorteios de sessões de fisioterapia e acupuntura
Débora Bedendo (E) foi sorteada com uma sessão com Nayra Provensi

Luiza Helena Santos (E) foi sorteada com uma sessão acupuntura com Thaís Amorim

Maria de Lourdes Oliveira Almeida (D) foi sorteada com uma sessão acupuntura com Thaís Amorim


 Vera Nilda Costa Santos (E) foi sorteada e ganhou produtos do Café Caramelo

 
SERVIÇO:

Clínica +VIDA
  • Especialidades médicas: Gastroenterologista, Neurologista, Hematologista e Nefrologista.
  • Equipe multiprofissional para cuidar da saúde composta por: Enfermeiro, Acupunturista, Psicólogo e Massoterapeuta.
  • Exames gástricos como: Endoscopia digestiva, Esofagomanometria e EsofagoPHmetria e Teste Respiratório. Aceitamos cartão de crédito para exames.
  • Atendemos os seguintes planos de saúde: Unimed, 18 de julho, Copasa, Energisa e Policia Militar.
  • Estamos localizados na Rua Doutor Custódio Junqueira, 66, sala 303 Centro de Leopoldina.
  • Agendamento de consultas pelo telefone: (32) 3402-1334


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »