21/10/2019 às 20h46min - Atualizada em 21/10/2019 às 20h46min

Acampamentos e eventos marcam atividades movimento escoteiro de Leopoldina

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2019 foram realizados dois eventos em sua sede, situada na Avenida Jehu Pinto de Faria n° 220, Bairro Vila Miralda, em Leopoldina.

Fotos: Divulgação
Há três meses, o município de Leopoldina passou a contar com um movimento escoteiro denominado 'Jerônima Mesquita', para ajudar na formação de crianças e jovens.
 
Ao longo desse período foram desenvolvidas atividades variadas que incentivam o desenvolvimento, proatividade, valores morais, patriotismo, preocupação com próximo e com o meio ambiente, envolvendo-os com a comunidade e dedicados na construção de um mundo fraterno.
 
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2019 foram realizados dois eventos em sua sede, situada na Avenida Jehu Pinto de Faria n° 220, Bairro Vila Miralda, em Leopoldina.
 
Trata-se da Promessa Escoteira, voltada aos escoteiros (as), seniores, guias e pioneiros(as); e também a Promessa dos Lobinhos, para as crianças. O termo 'Promessa' representa o comprometimento de seguirem os princípios do movimento escoteiro, além de receberem distintivos e lenços de integração ao grupo. Ao todo, participaram 19 escoteiros, 2 sêniors e 22 lobinhos.
 
Logo em seguida foi realizada uma gincana virtual denominada Scout Joti Challenge, também conhecida como JOTI, que consiste no cumprimento de tarefas e desafios estipulados virtualmente, com a participação de escoteiros de todo o mundo. O objetivo é criar novas amizades, fazer intercâmbios de experiências de culturas. As ações são ligadas aos temas meio ambiente, educação, cultura, lazer e esporte. Além disso, foram realizados acampamentos.
 
O Grupo de Escoteiros foi denominado 'Jerônima Mesquita', em homenagem a leopoldinense que foi uma das precursoras do movimento escoteiro no Brasil. Mesquita nasceu na Fazenda Paraíso, no Distrito de Providência.
 
Ela foi enfermeira na Primeira Guerra Mundial, contribuindo para a fundação da Cruz Vermelha. Enquanto estava em Londres, conheceu os movimentos Escoteiro e Bandeirante, se empenhando para viabilizar essa proposta no Brasil.
 
Pelos diversos movimentos sociais e lutas pelo direito da mulher, o dia 30 de abril é, no Brasil, o Dia Nacional da Mulher, em homenagem a data de seu nascimento.







Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »