23/07/2021 às 19h59min - Atualizada em 23/07/2021 às 19h59min

Multiartista cataguasense Eduardo Henriques lança livro Forças Coeternas

Autor foi seminarista em Leopoldina na década de 1960

Por Carlos Sérgio Bittencourt
Bancário aposentado, músico e produtor audiovisual, Eduardo também se envereda pela literatura. (Divulgação)
O título não dá pistas ao leitor sobre a história contada pelo autor Eduardo Henriques, mas se torna perfeitamente compreensível durante o desenrolar da incrível e fascinante trama vivida pelo protagonista.
 
Trata-se de um menino pobre e matuto que se vê forçado a entrar para um seminário para ser padre, única solução encontrada pelos pais para salvá-lo da miséria.
 
Já nessa parte inicial da história, Eduardo Henriques cativa o leitor ao narrar com minúcias o cotidiano de um grotão de Minas, reproduzindo o linguajar e os costumes do interior mineiro.
 
Com personagens e causos que nos remetem à maestria de um Guimarães Rosa, o autor mantém um olhar arguto e carinhoso sobre o homem caipira submetido aos desmandos dos coronéis de antanho.
 
Para fugir desse destino miserável, alguns pais conseguiam enviar seus filhos para serem educados em seminários e seguirem os dogmas da igreja católica. Foi o que aconteceu com o menino José Antônio Asmodeus de Jesus.
 
A história, a partir daí, poderia ser apenas sobre as aventuras e desventuras de José Antônio no seminário, não fosse Eduardo Henriques um artista de múltiplos talentos que agora nos surpreende como escritor.
 
O autor foi capaz de desenvolver uma narrativa que se desdobra em várias camadas, seduzindo o leitor com reviravoltas que abrangem o sagrado, o sacrilégio, o amor, o ódio, a fé, a traição e a ambição em cenários que ressaltam a luta entre o Bem e o Mal.
 
Surgem novos personagens e novas tramas que fascinam o leitor, agora absorvido pelas guinadas de uma história que beira a literatura do gênero fantástico.
 
Nada mais posso revelar sobre a trajetória de José Antônio para não prejudicar o elemento “surpresa” que envolve o livro de Eduardo Henriques.

Mas preciso ressaltar a coragem do autor ao questionar preceitos sagrados e ousar mostrar com intrepidez as entranhas de um seminário onde dogmas rígidos formulados pela igreja católica eram impostos a imberbes seminaristas. Preceitos esses que felizmente sofreram transformações através dos tempos.

Eduardo Henriques, em seu livro, conseguiu expor, com enorme evidência, as forças coeternas que traçam o destino da humanidade.
 
Carlos Sérgio Bittencourt (Teatrólogo, escritor e ator)


Contato para adquirir o livro: 
Cel: 32 98819.5786  - Preço: R$30,00.
Entregue no endereço pelo correio
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »