28/09/2021 às 19h57min - Atualizada em 28/09/2021 às 19h57min

Escola de Piacatuba é selecionada para participar da Semana Mundial da Educação

Festival virtual ocorre entre os dias 3 e 8 de outubro e é uma iniciativa da organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann

Ana Cristina e João Paulo indo até os alunos (Divulgação)
Escola de Piacatuba está entre as cinco escolas públicas brasileiras que foram selecionadas para participar da Semana Mundial da Educação. Festival virtual ocorre entre os dias 3 e 8 de outubro e é uma iniciativa da organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, The LEGO Foundation e Templeton World Charity Foundation; Projetos escolhidos no Brasil são das cidades de Gravatá (PE), Curitiba (PR), Paulista (PE), Piacatuba (MG) e Novo Hamburgo (RS), e fazem parte da Conectando Saberes, rede nacional de professoras e professores Setembro de 2021.

Na semana de 3 a 8 de outubro, 100 escolas de todo o mundo apresentarão suas metodologias e projetos na Semana Mundial da Educação, uma iniciativa da organização global T4 Education, que conta com apoio da Fundação Lemann, The LEGO Foundation e Templeton World Charity Foundation. Com número notável de representantes e projetos relevantes, cinco escolas públicas brasileiras foram escolhidas para compartilhar seus projetos e entre elas está a Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, de Piacatuba.


Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães  (Foto:Rodrigo Ferreira)

No evento que ocorrerá no dia 07/10/2021 (quinta-feira) das 16h às 17h (horário de Brasília), a Escola de Piacatuba irá apresentar o projeto “Escola fechada, Educação em movimento!” desenvolvido pela Escola durante o período da pandemia.

O fechamento das escolas e o isolamento social por conta da crise sanitária fizeram com que a equipe da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, em Piacatuba (MG), tivesse de pensar em uma solução para os estudantes com dificuldade de acesso à internet.

A saída foi imprimir o conteúdo pedagógico e as planilhas de atividades e levá-los na casa de cada aluno, em uma abordagem democrática. Com essa iniciativa, os professores aproveitam a oportunidade para estreitar os laços com a comunidade, as famílias e as crianças, além de aprofundar suas experiências no território. Segundo a Especialista da Educação Básica, Rosane Tavares, “construímos ações pautadas nos princípios que a escola já defendia e fortalecemos a importância de garantir uma educação integral e inclusiva. Mesmo diante dos desafios de oferecer educação pública e de qualidade em meio a maior pandemia do século, o que não falta para nossa escola são motivos para comemorar e talvez o maior deles tenha sido fazer com que, mesmo com a escola fechada, a educação continuou em movimento.”

O diretor João Paulo Pereira de Araújo juntamente com professores e voluntários realiza a entrega de todo o material produzido pelos professores mensalmente a cada aluno, em sua residência. Segundo o gestor, "nossa equipe transformou o desafio de garantir educação na pandemia em uma oportunidade para estreitar os laços com a comunidade, acolher as famílias e os alunos e aprofundar nossa vivência no território.”

A Semana Mundial da Educação é uma oportunidade para trocar experiências bem-sucedidas na educação, entre escolas e organizações que estão inovando e criando impacto no mundo. O tema deste ano é Comemoração Escolar, que reúne projetos e resultados apresentados por 100 escolas e 20 organizações de educação. É a primeira vez que Escolas públicas brasileiras são selecionadas para o evento, que tem grande representatividade no cenário educacional. Para o diretor João Paulo Araújo, “a comunidade, os responsáveis e os alunos foram os primeiros a validarem as nossas iniciativas e é deles que recebemos o maior reconhecimento, todos os dias. No entanto, estamos muito felizes de poder mostrar o trabalho que estamos fazendo aqui em Piacatuba para muitos outros países. Estamos orgulhosos por estar representando a escola pública brasileira em um evento de alcance mundial.”

 As inscrições para assistir o Painel da Escola podem ser realizadas por meio do link: http://worldeduweek.org/event/escola-estadual-doutor-pompilio-guimaraes/

O diretor João Paulo Araújo também irá participar da Plenária de Abertura do evento, no dia 03 de outubro (domingo). Sua contribuição será no painel “Por que celebrar a experiência escolar?”, ao lado de Arlene Vidal, da Filipinas. A Plenária de Abertura terá início às 7:30 (Horário de Brasília)
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »