16/11/2021 às 09h02min - Atualizada em 16/11/2021 às 09h02min

Câmara Municipal voltará a emitir o Cadastro Ambiental Rural de forma gratuita

A emissão do Cadastro Ambiental Rural foi implantada na Câmara Municipal em 2015 e voltará a ser feita de forma gratuita para os produtores rurais do município.

Câmara Municipal de Leopoldina (Foto: Luciano Baía Meneghite)
A Câmara Municipal de Leopoldina voltará a emitir o Cadastro Ambiental Rural – CAR para os produtores rurais de forma gratuita. A informação foi divulgada pelo Presidente do Legislativo, vereador José Augusto Cabral durante sessão ordinária realizada no dia 08 de novembro de 2021.
 
Na oportunidade, o vereador Ivan Nogueira apresentou a Indicação à Presidência nº 17/2021 na qual solicitou a nomeação de um servidor para voltar a fazer o CAR, tendo em vista que a ausência do referido serviço pode causar transtornos aos produtores rurais.

Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar lembrou que o serviço foi implantado na Câmara Municipal em 2015, de forma gratuita, no período em que exerceu a Presidência da Mesa Diretora. Segundo ele, foi uma iniciativa que atendeu diretamente ao produtor rural e que aproximou o Legislativo da classe rural. O vereador comentou que esse serviço era disponibilizado na cidade pelo Sindicato Rural e por profissionais liberais, mas o produtor rural tinha de pagar pela emissão do documento.
 
Ivan Nogueira acrescentou que tem recebido uma grande demanda de reclamações, solicitando que a Câmara Municipal volte a emitir o CAR, por se tratar de um importante documento para auxiliar nas regulamentações ambientais, no combate ao desmatamento ilegal e no monitoramento das áreas de recuperação das propriedades rurais. O vereador alertou que o produtor rural que não apresentar o CAR pode sofrer advertência, multa e perda do crédito rural.
 
Em seguida, José Augusto Cabral reconheceu a importância do Cadastro Ambiental Rural e lamentou que existiam pessoas que cobravam do produtor rural a emissão desse documento. Ele informou que, recentemente, esteve reunido com representantes do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária e foi feito um entendimento para que a Câmara volte a oferecer esse serviço. O Presidente comunicou que já foi designado um servidor que passará por um treinamento e, em breve, a emissão do CAR voltará a ser feita, de forma gratuita, por essa Casa Legislativa.
 
Em seguida, os vereadores Rogério Campos Machado, Ivan Nogueira e Gilmar Pimentel registraram cumprimentos à Presidência pela decisão de voltar a oferecer esse serviço aos produtores rurais do município.
 
Após as discussões regimentais, a Indicação nº 17/2021 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio de Vinícius Queijinho, Julius Cezar, Alexandre Badaró e Valdilúcio Malaquias.
 
Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »