16/02/2022 às 09h31min - Atualizada em 16/02/2022 às 09h31min

Câmara Municipal aprova por unanimidade manifestação contra a privatização dos Correios

A iniciativa foi do vereador Edvaldo Franquido justificando que os Correios prestam serviços muito relevantes de interesse social.

Agência dos Correios em Leopoldina(Foto Arquivo Jornal Leopoldinense)
Os vereadores de Leopoldina aprovaram uma manifestação contrária à possibilidade de privatização dos Correios. Este tema foi discutido durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 08 de fevereiro de 2022.

O vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale foi autor da Moção de Repúdio nº 01/2022, direcionada ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, manifestando contrário à privatização dos Correios, que está inserida no projeto de lei que atualiza o marco regulatório do Sistema Nacional de Serviços Postais, em tramitação no Senado Federal. Após as discussões regimentais, a proposição foi aprovada por unanimidade.

Ao justificar sua iniciativa, o vereador destacou que os Correios, cujos serviços postais iniciaram-se há 358 anos, são a única entidade do Governo Federal presente em todo o território nacional e prestam serviços de interesse social muito relevantes, como o transporte e entrega de correspondências e de encomendas, além do atendimento a serviços financeiros.

Edvaldo Franquido citou os serviços prestados pela empresa para os órgãos públicos, como o recebimento de impostos e taxas, pagamento de benefícios sociais, inscrições em cadastros e concursos, logística de eleições, distribuição de livros didáticos e de provas de concursos públicos, distribuição de medicamentos e vários outros.

O parlamentar ainda considerou a importância da oferta desses serviços para a economia das localidades do interior do País, como é o caso do Município de Leopoldina, com uma população de aproximadamente 53 mil habitantes. Diante disso, o vereador manifestou sua preocupação com a possibilidade da privatização e formalizou seu posicionamento de apoio aos Correios, solicitando à Presidência que a referida Moção seja encaminhada também ao presidente do Senado, ao presidente da Câmara dos Deputados e aos Ministros da Casa Civil, das Comunicações, da Economia, Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União, Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União e ao Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »