23/09/2022 às 15h40min - Atualizada em 23/09/2022 às 15h40min

Conservatório Lia Salgado teve apresentação do Flautista Lucas Debortoli

Músico veio de São Paulo especialmente para participar de recital em Leopoldina encantando a todos os presentes.

Jornal Leopoldinense com fotos de Laurinha Queiroz
O Flautista Lucas Debortoli foi o astro da noite (Fotos: Laurinha Queiroz)
O Conservatório Estadual de Música Lia Salgado promoveu um recital de Flauta Doce na noite de segunda-feira, dia 19 de setembro, com a participação do Flautista Doce Lucas Debortoli, que veio de São Paulo especialmente para o FESTCEM encantando a todos que estiveram presentes, principalmente os alunos e professores de Flauta Doce.
 
O famoso Flautista Doce proporcionou a oportunidade de oferecer um repertório que recebeu o título ‘Depois de Bach’ e na sequência ele executou peças de Bach, Astor Piazzola e dos compositores brasileiros Zequinha de Abreu e Pixinguinha.

Além do Recital, Lucas Debortoli trabalhou através de Oficinas com os professores de Flauta Doce e com todos os alunos do Curso de Flauta Doce. No evento em Leopoldina ele teve como acompanhadoras as pianistas Denise Vidon e Denise Maximiano e no violão Simone Rubim e Mara Maximiano.

O recital contou com a presença da Superintendente Regional de Ensino, Ana Paula de Moura Ferreira Dias, da Inspetora Escolar Raquel Rabelo Filgueiras Girardi, alunos, familiares e amigos.
 
Quem é Lucas Debortoli?


 Foto: Divulgação


Lucas Gabriel Debortoli é bailarino desde os 10 anos e hoje estuda Ballet Clássico e Dança Barroca. Começou a tocar flauta doce em uma oficina oferecida na escola (2014). Aos 14 anos (2016) passou a estudar, à distância, com o flautista Gustavo de Francisco, membro fundador do Quinta Essentia Quarteto. No mesmo ano começou a ensinar flauta doce e, desde lá, vem se aprofundando na metodologia Suzuki de Educação Musical.

Nos anos seguintes, integrou diversos eventos de nível nacional e internacional, relacionados à música e à Flauta Doce. Como professor, participou do XXXI Festival de Música de Cascavel (2021) com a oficina “Introdução ao Mundo da Flauta Doce”. Como performer, foi semifinalista na competição internacional do Open Recorder Days Amsterdam, que aconteceu na capital da Holanda em 2019. Em 2020, ingressou no curso de licenciatura em música pela Universidade de São Paulo. No ano de 2021, foi professor de flauta doce do programa Cultura em Ação (online), da Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel, atendendo flautistas de idades variadas e de todas as regiões do país. Em 2022 ingressou no curso de especialização em Música Antiga da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), e atualmente faz aulas com o flautista Ricardo Kanji

Os organizadores agradeceram a direção do Conservatório representadas por Simone Seoldo e Analucia Barbosa. O evento só foi possível através da união e disponibilidade dos professores da Área da Flauta Doce/ 2022: Aline Ladeira, Berê Sales, Bruna Campana, Cristiane Pereira, Elaine Vitorino, Elma Nogueira, Elyse Rodrigues, Emmanuelle Bedim, Erika Reche, Estefany Cipriano, Geruza Mourão, Greides Alves, John David, Jozi Dias, Priscila Oliveira e Mônica Queiroz e a Coordenação da Área da Flauta Doce Elma Nogueira e Berê Sales

Fonte> Conservatório Estadual de Música Lia Salgado


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »