02/12/2022 às 14h29min - Atualizada em 02/12/2022 às 14h29min

O adeus a Dona Lina aos 107 anos

Ela era provavelmente a cidadã mais idosa do município.

João Gabriel Baía Meneghite e Luciano Baía Meneghite
Foto: Arquivo - jornal Leopoldinense
Faleceu nesta sexta-feira, 02 de dezembro em Leopoldina Dona Lina Machado Paiva, aos 107 anos, provavelmente a cidadã mais idosa do município. 

De um lindo sorriso e uma simpatia de deixar qualquer um encantado, Dona Lina ou  Vó Lina, como era conhecida,  Nasceu em 13 de junho de 1915  na região da Samambaia, zona rural do município de Leopoldina, onde foi criada e  trabalhou com os seus oito irmãos numa fazenda que produzia cachaça. Lá, ela cultivava a cana de açúcar, tirava o bagaço do engenho e ajudava na lavoura.

Com os seus 36 anos de idade, casou com ex-combatente da Segunda Guerra Mundial Walter de Paiva Brito, na Igreja de Santo Antônio, do Distrito de Tebas. Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu por quarenta anos com a família. Nunca esqueceu de sua pequena Leopoldina, em especial a região da Samambaia. Visitava a sua terra periodicamente e há vinte e dois anos decidiu retornar definitivamente.

Mãe de quatro filhos, Dona Lina tinha uma vitalidade impressionante. “Só conheci médico quando os meus filhos nasceram”, disse ela em entrevista ao jornal Leopoldinense em 2018 quando completou 103 anos. Andava pela casa, assistia a missa na televisão e gostava de recordar os momentos marcantes de sua vida, narrando com detalhes suas histórias.

Após o falecimento do seu marido, voltou a residir em Leopoldina com a sua filha, a psicóloga Maria Lúcia Machado de Paiva Brito. 

“O segredo da longevidade de mamãe está em três fatores: o cuidado com a alimentação, as atividades físicas e a felicidade, pois sempre fomos uma família muito festiva”, comentou Maria Lúcia na matéria publicada.  

O sepultamento ocorre às 17h desta sexta-feira no Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo em Leopoldina



Maria Lúcia Machado de Paiva Brito e sua mãe Lina Machado Paiva  (Foto: Arquivo - jornal Leopoldinense)

Leia também:

Família Machado - O Encontro


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »