21/09/2022 às 16h38min - Atualizada em 21/09/2022 às 16h38min

Família Machado - O Encontro

Edson Gomes Santos
107 anos de vida da longeva Lina matriarca da Família Machado
Recebo convite da minha prima Consuelo Machado de Carvalho para participar do Encontro da Família Machado a ocorrer no dia 10/09/2022 em Leopoldina, apesar de eu não compor o rol dos Machado, ocasião em que ela lançaria seu 4º livro genealógico, desta feita registrando as origens e evolução da Família Machado.

Visitar Leopoldina é sempre prazeroso pois irriga minhas raízes familiares, além da oportunidade de rever velhos e caros amigos e amigas e revigorar minha cidadania Leopoldinense.

Naquela mesma data, Otávia Machado Barbosa e Feliciano Barbosa foram homenageados com amorosa salva de palmas pelos parentes e amigos presentes no Encontro, pelos seus 55 anos de casados comemorados naquela mesma data.

Em junho de 2019 participei de outro emocionante evento, ocasião em que foram comemorados os 104 (!!!) anos de vida da longeva matriarca da Família Machado e nesta oportunidade comemorava-se os 107(!!!) anos de vida da matriarca da Família Machado,            DONA LINA.

Encontros como este refazem e reforçam as relações parentais ante os tempos decorridos desde quando os Machado migraram de Leopoldina Brasil afora, retornando de Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Uberlândia, Januária, São Paulo e cidades vizinhas com o propósito de... rever, abraçar, beijar, amar, comemorar, dançar, cantar, sorrir, chorar, enfim, reviver e curtir os tempos familiares idos, simultaneamente integrando os novos/jovens Machado àquela extensa e importante Família Leopoldinense.

Revi muitos Machado contemporâneos, ri, conversei, abracei, integrei-me à comemoração como se Machado fosse e empaticamente recebi e compartilhei toda a fraternidade que emanava de cada um de nós... fui tratado como se fora um deles.        Gratidão!!!

De todas as surpresas e pessoas lá presentes, tive oportunidade de conhecer e “curtir”o primo Antonio Márcio Guaranis e sua esposa, residentes em Uberlândia, sendo ele neto do primo Alcides Caetano, parente de quem guardo ternas e inesquecíveis lembranças.

Toda comemoração tem momentos especiais e no Encontro dos Machado o momento especial, para mim, foi:

- Próximo do encerramento do Encontro, dirijo-me ao meu carro e deparo com uma senhora alta, loura, olhos azuis, sorriso e porte marcantes, conduzindo um bebê ao colo. Paro, olho para o lindo bebê; pergunto pelo nome; Luiz Frederico, 4 meses, a mãe responde... e complementa:  Ele é o primeiro bisneto de Dª Lina (!!!). 

Olho para mãe e filho; revejo Dª Lina e imagino a Família Machado – presente e futuro:

Dª Lina, 107 anos       Luiz Frederico, 4 meses... que ele tenha longevo e brilhante futuro.

Assim foi. Aqui registro.
 
 
 
     
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »