15/12/2022 às 09h04min - Atualizada em 15/12/2022 às 09h04min

Secretaria de Cultura de Leopoldina vai premiar grupos de Folia de Reis

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Em Leopoldina existem diversos grupos de Folia de Reis (Foto: Luciano Baía Meneghite/Arquivo)
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Leopoldina, devidamente autorizada pela Lei Vitalino Duarte, acaba de lançar um Edital de Chamamento Público visando à seleção e premiação de grupos de Folia de Reis.
 
O ato oficial publicado no site da Prefeitura Municipal de Leopoldina tem como foco o incentivo a grupos de Folias de Reis, visando estimular a criação e participação no desenvolvimento cultural da cidade, promover a inclusão folclórica e estimular as culturas locais.
 
Especificamente, o edital prevê a seleção de dez Folias de Reis que serão premiadas igualmente dentro do período tradicional de apresentações. Segundo o ato oficial só poderão participar Grupos Folclóricos de Folias de Reis do Município de Leopoldina, com no mínimo 10 pessoas.
 
As dez melhores folias pontuadas pela Comissão Avaliadora receberão o prêmio no valor de R$2.000,00. Os grupos de Folia contemplados com o prêmio poderão ser acionados, a critério Secretaria de Cultura, para se apresentarem em evento público.
 
A Comissão Avaliadora estará disponível para quaisquer dúvidas, de segunda-feira a sexta-feira, pelo telefone (32) 3441-5552 (no horário das 13:00 às 17:00) ou, ainda, pelo e-mail [email protected].

Tradição

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Folia de Reis

A Folia de Reis, derivada dos festejos realizados às vésperas e no Dia dos Reis Magos, surgiu na Espanha, no início do século XIII e de lá foi para Portugal. Foram os portugueses que, no século XIX, a trouxeram para o Brasil. Enquanto na Europa as folias tinham a finalidade de divertir a população, aqui elas ganharam o caráter religioso, tornando-se uma das principais peças do nosso folclore.

Na Europa, o antigo calendário fixou a celebração do Natal em 6 de janeiro e, posteriormente, em 25 de dezembro. No entanto, a antiga data preservou a sua importância e foi tradicionalmente ocupada pelos festejos do Dia dos Reis, evocando a visita que os reis magos fizeram ao Menino Jesus, encontrado sob a indicação da  estrela que brilhava, anunciando o nascimento de um Rei. 

Narra o texto bíblico que naquela ocasião, depois da longa procura pelo Menino, os viajantes do oriente o encontraram com a sua mãe. Diante Dele, em adoração, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Conta a tradição que três reis e magos vieram do oriente longínquo, seguindo a estrela que anunciava o nascimento.

Fontes> Site da Prefeitura de Leopoldina e Arquivo do Jornal Leopoldinense


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »