08/02/2023 às 09h10min - Atualizada em 08/02/2023 às 09h10min

Ensaios, esquenta, carnaval em Tebas, Chafariz e polêmicas

Luciano Baía Meneghite
Ensaios e esquenta

Nesta sexta,10/02 e sábado,11/02 começam os ensaios do bloco Fajardo & Cia na praça do Rosário a partir das 19h. No sábado a bateria já começa ás 17h com o bloco Pó de Giz na Praça do Urubu.

Chafariz

No ensaio geral no domingo,12/02 como já anunciamos, a Padaria Dia & Noite do Celinho e Lanche do George também prometem um esquenta na Praça do Chafariz com Dj Pinguim e DJ Lon.

A animação do carnaval na praça  também deve contar com Leiliane (Vocal), Johnnynho (Baixo), Djalma (Violão), Dilson Ribeiro (percussão) e Jorge Cego (bateria).

Confiram um pedacinho do ensaio deles gravado de improviso no último domingo:



 
Tebas

Neste sábado,11/12 o Bloco da Baiana realiza ensaio aberto a partir das 19h na praça Joaquim Barbosa de Miranda, a “Praça de Tebas” com sorteio relâmpagos e leilão de prendas.

No domingo o arrastão do G.R.E.S. Corujão da Madrugada a partir das 13h.

Exigeotom
                                                                                                                                Foto:Divulgação-Exigeotom

O bloco Pé de Cachorro vai contar com a animação do grupo Exigeotom neste carnaval. Formado na vizinha Cataguases pelos irmãos Eduardo (Vocal), Ricardo (Cavaco) e o pai destes, Mirim (baixo), tem ligação familiar com o bloco e também integrantes do Pirineus como Rondinei e Márcio Junior.

Carnaval e polêmicas

Carnaval sem polêmica não é carnaval. Esta coluna tem sido bastante acessada e acho que a maioria das pessoas entende o que escrevo.  A má interpretação de texto de uns e a má fé de outros, no entanto, acabam distorcendo algumas publicações. Claro que estou longe de saber tudo e também erro, mas não há nenhuma outra intenção aqui, além de promover o nosso autêntico carnaval.

Não sou contra, por exemplo, a contratação de bandas de fora. Sou contra que se privilegie estas em detrimento dos artistas e agremiações carnavalescas de Leopoldina. É verdade que uma boa banda movimenta a cidade no dia de sua apresentação. Mas os blocos e escolas movimentam semanas antes o comércio com seus ensaios e compras.

Após dois anos sem carnaval devido a pandemia, as dificuldades para reorganizar um bloco sem dinheiro são muito grandes. Falo como alguém que, salvo pequena ajuda com camisas em 2020, nunca recebeu, nem sequer reivindicou subvenção pública e mesmo assim ajudou a fazer um dos principais blocos da cidade, o caricato Bão Igual Bosta. Não falo isso com arrogância, mas é a verdade.  Este ano, por problemas particulares, nem patrocínios busquei, o que impede muita coisa, mas o principal teremos que é a animada participação dos foliões. Sei que outros grupos estão promovendo eventos e correndo atrás de patrocínios, mas que também estão com dificuldades. Muitos não vão desfilar, como já citei a Unidos dos Pirineus, Cutubas, Cabuçu ou Imperatriz.

Alguma estrutura como banheiros químicos, sonorização, seguranças está sendo oferecida, mas isso é o básico. Se poderia investir melhor.   Oportunistas sempre existiram, mas isso não é motivo para o poder público e comércio não contribuírem financeiramente com as agremiações que estejam com suas documentações em dia. O que é preciso é cobrar rígida prestação de contas.

Relembre o bloco Unidos da Cana em 1988:  
Registro da JL Vídeo e Fotos / Arquivo de Rodolfo Furtado Lima

Primeira parte:



Segunda parte:
  

Clique e confira a coluna anterior

Clique e confira a programação oficial divulgada pela Prefeitura


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »