11/10/2014 às 17h20min - Atualizada em 11/10/2014 às 17h20min

Pimentel confirma compromisso com governo regionalizado

Nos agradou ouvir que o governo regionalizado por ele proposto se dará a partir da criação do programa Territórios do Desenvolvimento

Luiz Otávio Meneghite
Minas tem regiões muito caracterizadas e muito diferentes umas das outras e pede um governo regionalizado.

Desde que me entendo por gente, e estou prestes a completar 64 anos de idade, sempre assisti os sucessivos governos estaduais se referirem à Zona da Mata como se ela fosse resumida a Juiz de Fora.

A Zona da Mata é uma região instalada numa área territorial de 36.058 quilômetros quadrados com uma população estimada pelo IBGE em 2.500.000 habitantes que faz limite com os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões: Sul, Campos da Vertente, Metalúrgica e Rio Doce.

No início da década de 1970 foram realizados sob a liderança dos prefeitos Itamar Franco, de Juiz de Fora e Francisco Barreto, de Leopoldina, os Seminários de Desenvolvimento Integrado da Zona da Mata, um deles em Leopoldina, onde foram levantados e avaliados os principais problemas dos 143 municípios que a integram. O diagnóstico foi enviado às esferas de governo Estadual e Federal e o assunto morreu ai.

De lá para cá, a preocupação do governo do Estado e da União sempre foi a de agradar as cidades que têm lideranças políticas como forma de retribuir os votos que precisa na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, e como a maioria das cidades não as têm, são relegadas a um plano inferior, exceção feita a Juiz de Fora e, mais recentemente a Muriaé com suas novas e estáveis representações políticas nas duas esferas superiores de governo.

Quando falamos de desenvolvimento não estamos nos referindo à construção de casas populares, unidades básicas de saúde e creches e nem queremos aqui desmerecer os benefícios que essas ações trazem para os municípios, pois as vemos como altamente positivas.

Nos referimos sim, a um desenvolvimento integrado e sustentável onde os governos Estadual e Federal passem a nos enxergar e não apenas Juiz de Fora e agora também Muriaé, até porque não é bom para as cidades crescerem muito e isoladamente, pois, no nosso entendimento, perdem em qualidade de vida.

Basta observar atentamente o noticiário das grandes cidades e perceber que ao lado do crescimento econômico, também cresceu o índice de violência. Neste caso, não existe exceção. Entendemos que as cidades deveriam ter um crescimento mais democrático, dividido, regionalizado e administrável do qual não se perdesse o controle.

Acompanhamos com muito interesse a campanha eleitoral deste ano e no dia seguinte às eleições as declarações dadas pelo governador eleito Fernando Pimentel (PT), que  reafirmou que pretende implantar no estado uma gestão regionalizada e descentralizada. Nos agradou ouvir que o governo regionalizado por ele proposto se dará a partir da criação do programa Territórios do Desenvolvimento:

“Minas tem regiões muito caracterizadas e muito diferentes umas das outras e pede um governo regionalizado. E não é difícil fazer isso. Basta criar conselhos regionais em cada região, com representantes da sociedade civil, setores produtivos, trabalhadores, empresários, categorias profissionais e os órgãos de governo”, explicou o futuro governador, destacando que a criação dos conselhos não representará gastos para o estado: “Criar os conselhos não é criar emprego para ninguém. É organizar o que já existe de maneira regional para que esse conselho tenha autonomia para decidir quais são as prioridades da região, quais políticas públicas devem ser implantadas e fazer o governo, como um todo, ter essa visão. Não é difícil. Nós vamos fazer”, assegurou.

O pensamento do nosso futuro governador coincide com o resultado da enquete realizada pelo Jornal Leopoldinense Online no período de 3 a 10/10. Confira o resultado:

O que você deseja do novo governo de MG para a Zona da Mata?

1º)Descobrir que a Zona da Mata não é só Juiz de Fora............55.9%

2º)Atração de novos empreendimentos com incentivos fiscais...23.7%

3º)EMPATE

Ajudar as cidades a construírem aterros sanitários .....................6.8%

Criação de um hospital regional fora de JF. ..............................6.8%

4º)Instalação de novos cursos profissionalizantes........................5,1%

5º)Asfaltar as estradas ligando as cidades à zona rural................1.7%

Participaram da enquete 214 leitores

Opinião do leitor:

A leitora Esmênia Osborne, não se limitou a votar na enquete e fez o seguinte comentário respondendo à pergunta: “Saúde pública, nossos municípios necessitam de rios e córregos limpos, lixo reciclado e lixões cobertos. Isto vai promover a saúde do povo e acabar com a dengue e muitas outras doenças. Iniciativa deve começar nos lares e nas escolas, conscientizando as pessoas. E as multas deveriam ser introduzidas”.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »