06/10/2023 às 06h31min - Atualizada em 06/10/2023 às 06h31min

Estações ferroviárias de Leopoldina ainda necessitam de restauração e preservação

Prédios pertencem à Prefeitura, adquiridos da antiga Rede Ferroviária Federal. Linha privatizada é responsabilidade da Ferrovia Centro Atlântica

Luciano Baía Meneghite
A estação do povoado de São Martinho em que localiza-se posto de saúde está bem deteriorada. Segundo algumas moradoras, falta médicos há meses na unidade. (Foto: Luciano Baía Meneghite - 05/10/2023)
Recentemente A OSCIP Amigos do Trem anunciou para dezembro de 2023 a inauguração do primeiro trecho de 37quilômetros do projeto de trem turístico Rio Minas entre Três Rios –RJ, Chiador-MG e Sapucaia-RJ. No total, o trajeto de 168 quilômetros passará por oito municípios, incluindo os distritos leopoldinenses de Providência, povoado de São Martinho, Abaíba,  Ribeiro Junqueira,  Vista Alegre do lado leopoldinense até chegar ao município de Cataguases.

A restauração dos vagões nas oficinas de Recreio-MG, questões burocráticas e a recuperação do restante da linha férrea, hoje sob responsabilidade da concessionária Ferrovia Centro Atlântica vinham atrasando o projeto, que agora parece irá destravar.

Entre 2009 e 2010 publicamos no jornal Leopoldinense uma série de matérias e artigos sobre importância e as possibilidades de trem turístico em nossa região. Tais publicações foram elogiados por organizações e pessoas ligadas à preservação ferroviária, recebendo inclusive Moção de Aplausos da Câmara de Além Paraíba.

Em 01 de julho de 2009 na matéria “As Estações”, mostramos a situação em que se encontravam as estações ferroviárias do município e da região. Passados quatorze anos, pouco ou nada foi feito para a restauração adequada dos prédios adquiridos da antiga Rede Ferroviária Federal pela Prefeitura de Leopoldina.  As construções centenárias, baseadas na arquitetura de antigos pavilhões industriais ingleses, até têm resistido bem a falta de cuidados, mas como diz o ditado: “Um dia a casa cai. ”

Não temos conhecimento de nenhum projeto em Leopoldina de restauração desses prédios e de seu entorno.


Que Leopoldina, origem da ferrovia, não deixe mais se perder ou se destruir como destruíram a estação do ramal na sede do município.

Não podemos perder o trem e ficar a ver navios. Que nem temos.


Estação do distrito de Providência está em melhor estado, mas também necessita de reparos 
(Foto: Luciano Baía Meneghite - 05/10/2023)

Há muito tempo que a maior parte da linha da FCA está nestas condições. Trilhos enferrujados, dormentes apodrecidos e muito mato. 
(Foto: Luciano Baía Meneghite - 05/10/2023)

Clique e relembre a história:


Estrada de Ferro Leopoldina em Leopoldina -MG


Estação do distrito de abaíba também carrega os desgastes do tempo, do abandono e do vandalismo. (Foto: João Gabriel Baía Meneghite - Arquivo jornal Leopoldinense)



Estação do distrito de Ribeiro Junqueira além do telhado danificado, sofre com a descaracterização arquitetônica 
(Google Maps)


Na entrada do distrito cataguasense de Vista Alegre a estação fica do lado leopoldinense às margens do rio Pomba e serve de moradia e oficina. (Foto: João Gabriel Baía Meneghite - Arquivo jornal Leopoldinense)

Clique reveja imagens históricas da ferrovia no municipio:




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Trem e Rodovias – Caminhos para Turismo
 


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