07/04/2015 às 09h15min - Atualizada em 07/04/2015 às 09h15min

Leopoldina reivindica e mais dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família são aprovados

O benefício vai aumentar o poder de resolutividade das unidades de ESF’s, tornando-se um elo muito importante dentro da Rede de Atenção a Saúde (RAS).

 Para que todas as equipes de saúde da família (ESF) existentes no município tenham a cobertura por um NASF-Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o município de Leopoldina deu entrada na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, da solicitação da habilitação de mais dois NASF’s. No dia 31 de março o pedido foi aprovado pela CIR- Comissão Intergestores Regionais.

A justificativa, segundo a Secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama, se baseia no fato de que a atual Instrução Normativa do Ministério da Saúde determina que cada NASF cubra até cinco unidades de ESF.

Para ela, “o NASF aumenta o poder de resolutividade das unidades de ESF’s, logo, torna-se um elo muito importante dentro da Rede de Atenção a Saúde (RAS). Essa grande carga de saberes e fazeres interprofissional dentro do NASF dará um impulso na atenção primária, com certeza”, avalia a secretária municipal de saúde de Leopoldina, Lucia Gama.

Já o prefeito, José Roberto, acredita que “estes novos profissionais que vêm compor a nossa Rede de Atenção Primária irão dar suporte a muitos programas e, principalmente, neste atual momento que estamos passando com o fechamento da Clínica São José. A interação com os portadores de sofrimento mental é um dos grandes desafios dos profissionais da saúde da família e o NASF é de fundamental importância para que os cuidados sejam efetivados”, afirma o prefeito.

O que é o NASF

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »