30/06/2015 às 15h24min - Atualizada em 30/06/2015 às 15h24min

Município vai contratar empresa para coletar lixo hospitalar

Objetivo é coletar, transportar e dar destinação final a resíduos das unidades básicas de saúde de Leopoldina

Luiz Otávio Meneghite
A coleta e o tratamento dos resíduos hospitalares merecem atenção especial.

A pregoeira oficial da Prefeitura de Leopoldina, Karine Louzada Gomes, tornou público no Diário Oficial dos Municípios Mineiros a realização de Pregão Presencial no dia 10 de julho, às 09:00 horas com a finalidade de contratação de microempresas, empresas de pequeno porte ou equiparadas especializadas na prestação de serviço de coleta, transporte e destinação final de resíduos das unidades básicas de saúde do Município de Leopoldina.

Esses resíduos são conhecidos como lixo hospitalar, formado em sua maioria por seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. Esse lixo deve ser recolhido por empresas especializada, seu destino é o incinerador onde é queimado.

Outro perigo relacionado ao descarte desses resíduos de serviço de saúde junto ao lixo comum é o risco de acidentes com as pessoas envolvidas nos processos de coleta e tratamento dos mesmos. Isso não acontece somente no serviço de saúde, mas também nas residências onde algumas pessoas utilizam medicamentos auto-injetáveis, como a insulina. A agulha não deve ser descartada junto com os resíduos domiciliares. O ideal é que o paciente que utiliza este tipo de medicação leve as agulhas acondicionadas em garrafa plástica ou qualquer outro frasco rígido para o posto de saúde, onde esse material poderá ser encaminhado para tratamento adequado, tendo seu manuseio assegurado contra acidentes.

O Edital encontra-se disponível no site www.leopoldina.mg.gov.br, link Licitação/Pregão, ou na sala do Pregão localizada na  Praça Professor Botelho Reis, 28, 2º andar. – Centro – Leopoldina – MG. O edital pode ser solicitado pelo email [email protected]

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »